Apple vai atualizar iPhones para iOS 14.5 na semana que vem

iOS 14.5 agiliza desbloqueio do iPhone via Face ID com máscara; atualização traz melhorias de privacidade e suporte a Apple AirTags

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A partir da semana que vem, proprietários de iPhone poderão obter o iOS 14.5, que traz uma forma para facilitar o desbloqueio facial com máscara, melhorias de privacidade, suporte a AirTags e outras novidades. A atualização marca sua estreia junto ao iPadOS 14.5 e ao watchOS 7.4 para iPad e Apple Watch, respectivamente.

O que muda no iOS 14.5?

Entre as novidades, está uma solução para desbloquear os celulares com Face ID enquanto o usuário está de máscara. Funciona assim: ao ativar o recurso, o usuário só precisa olhar para o celular. Em seguida, ele vai sentir uma leve vibração no Apple Watch – item necessário para a função –, indicando que o celular foi desbloqueado.

O update também traz suporte aos AirTags, rastreadores Bluetooth da Apple. Graças ao chip U1 com tecnologia UWB (ultra wideband), ele conta com o Precision Finding no iPhone 11 e 12. “Conforme o usuário se move, o Precision Finding combina a câmera, ARKit, acelerômetro e giroscópio para direcionar até o AirTag usando som, sensação tátil e feedback visual”, explica a empresa em comunicado.

As melhorias de privacidade também merecem atenção. Os aplicativos terão de solicitar permissão aos usuários para rastrear suas atividades. A alteração, vale lembrar, rendeu inúmeras críticas do Facebook nos últimos meses.

Alerta de privacidade do iOS

Alerta de privacidade do iOS (Reprodução/Apple)

O Mapas ganhou uma opção para reportar radares e acidentes na nova versão do sistema da Apple, assim como no Google Maps e Waze. O iOS 14.5 ainda vai trazer mudanças na Siri: os usuários terão de escolher se preferem uma voz feminina ou masculina.

Outras melhorias ficam pela ferramenta para recalibração de bateria nos celulares da linha iPhone 11. Para quem utiliza dois chips de operadora no celular, a nova versão é compatível com o 5G em Dual SIM. A atualização ainda traz suporte aos controles do Xbox Series S, Series X e PlayStation 5, além de correções de bugs e falhas de segurança.

Além do iOS 14.5, a Apple deve liberar o iPadOS 14.5 para iPad e o watchOS 7.5 para o Apple Watch no mesmo dia.

A atualização do iOS 14.5 estará disponível para o iPhone 6S ou mais recente. Já o iPadOS 14.5 poderá ser instalado no iPad de 5ª geração, iPad Air 2, iPad Mini 4, iPad Pro ou gerações mais novas. Saiba quais Apple Watches são compatíveis com o watchOS 7.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados