Atualização do Windows 11 aumenta desempenho de chips Ryzen em jogos

Atualização opcional para Windows 11 24H2 ou 23H2 deve aumentar principalmente desempenho de processadores AMD Ryzen 9000

Emerson Alecrim

A gente sempre pensa em uma placa de vídeo mais poderosa para melhorar a execução de jogos, mas ajustes de software também podem contribuir para esse objetivo. Prova disso é que a Microsoft está liberando uma atualização para o Windows 11 que promete aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen nas jogatinas.

Identificada como KB5041587, a tal atualização é opcional. Para usufruir dela, é preciso abrir o Windows Update, ir em Opções Avançadas e procurar esse pacote em Atualizações Opcionais.

Fruto de uma parceria entre Microsoft e AMD, essa atualização deve beneficiar os chips Ryzen 5000 (arquitetura Zen 3), Ryzen 7000 e 8000 (arquitetura Zen 4) e, principalmente, Ryzen 9000 (arquitetura Zen 5).

O foco na série Ryzen 9000 se deve, em parte, ao fato de o desempenho desses chips em jogos ter ficado abaixo do esperado em testes independentes. Isso tem acontecido com o modelo Ryzen 9 9950X, por exemplo. A AMD reconheceu o problema e prometeu várias medidas para solucioná-lo.

Por si só, a atualização para Windows 11 não resolve, mas pode amenizar o tal problema. Isso porque o pacote KB5041587 é capaz de fazer o desempenho da série Ryzen 9000 melhorar até 13%, segundo a AMD.

Ainda por parte da AMD, não há informação sobre o nível de ganho que a atualização traz para as séries antecessoras, talvez pelo fato de a companhia estar mais preocupada em otimizar o desempenho da arquitetura Zen 5. De todo modo, os usuários de processadores Zen 3 e Zen 4 podem, sim, esperar algum incremento de desempenho nesses chips.

Funciona já no Windows 11 23H2

O prometido aumento de desempenho de chips Ryzen foi preparado originalmente para funcionar no Windows 11 24H2, o próximo grande pacote de atualizações da plataforma. Contudo, a Microsoft fez um “backport” da atualização para a atual versão 23H2 do sistema operacional.

Isso significa que donos de PCs equipados com os processadores Ryzen beneficiados não precisarão esperar o pacote 24H2 ser liberado para usufruir da novidade.

De acordo com a AMD, o aumento de desempenho proporcionado pela atualização deverá ser equivalente tanto no Windows 23H2 quanto na versão 24H2.

Mas é importante conter as expectativas. Embora uma atualização como essa seja bem-vinda e possa mesmo trazer ganho de desempenho, ela não fará milagres. O desempenho de jogos depende de uma combinação de favores. A atualização terá pouco ou nenhum efeito perceptível se você não tiver uma boa placa de vídeo, por exemplo.

Com informações: Ars Technica, Wccftech

Leia | Como usar o ReadyBoost para ter mais desempenho no Windows

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.