Atualização do Windows 11 aumenta desempenho de chips Ryzen em jogos

Atualização opcional para Windows 11 24H2 ou 23H2 deve aumentar principalmente desempenho de processadores AMD Ryzen 9000

Emerson Alecrim
Por
Processador Ryzen 9000 (imagem: divulgação/AMD)
Processador Ryzen 9000 (imagem: divulgação/AMD)

A gente sempre pensa em uma placa de vídeo mais poderosa para melhorar a execução de jogos, mas ajustes de software também podem contribuir para esse objetivo. Prova disso é que a Microsoft está liberando uma atualização para o Windows 11 que promete aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen nas jogatinas.

Identificada como KB5041587, a tal atualização é opcional. Para usufruir dela, é preciso abrir o Windows Update, ir em Opções Avançadas e procurar esse pacote em Atualizações Opcionais.

Fruto de uma parceria entre Microsoft e AMD, essa atualização deve beneficiar os chips Ryzen 5000 (arquitetura Zen 3), Ryzen 7000 e 8000 (arquitetura Zen 4) e, principalmente, Ryzen 9000 (arquitetura Zen 5).

O foco na série Ryzen 9000 se deve, em parte, ao fato de o desempenho desses chips em jogos ter ficado abaixo do esperado em testes independentes. Isso tem acontecido com o modelo Ryzen 9 9950X, por exemplo. A AMD reconheceu o problema e prometeu várias medidas para solucioná-lo.

Por si só, a atualização para Windows 11 não resolve, mas pode amenizar o tal problema. Isso porque o pacote KB5041587 é capaz de fazer o desempenho da série Ryzen 9000 melhorar até 13%, segundo a AMD.

Ainda por parte da AMD, não há informação sobre o nível de ganho que a atualização traz para as séries antecessoras, talvez pelo fato de a companhia estar mais preocupada em otimizar o desempenho da arquitetura Zen 5. De todo modo, os usuários de processadores Zen 3 e Zen 4 podem, sim, esperar algum incremento de desempenho nesses chips.

AMD 5000 em um soquete AM5 (imagem: divulgação/AMD)
AMD 5000 em um soquete AM5 (imagem: divulgação/AMD)

Funciona já no Windows 11 23H2

O prometido aumento de desempenho de chips Ryzen foi preparado originalmente para funcionar no Windows 11 24H2, o próximo grande pacote de atualizações da plataforma. Contudo, a Microsoft fez um “backport” da atualização para a atual versão 23H2 do sistema operacional.

Isso significa que donos de PCs equipados com os processadores Ryzen beneficiados não precisarão esperar o pacote 24H2 ser liberado para usufruir da novidade.

De acordo com a AMD, o aumento de desempenho proporcionado pela atualização deverá ser equivalente tanto no Windows 23H2 quanto na versão 24H2.

Mas é importante conter as expectativas. Embora uma atualização como essa seja bem-vinda e possa mesmo trazer ganho de desempenho, ela não fará milagres. O desempenho de jogos depende de uma combinação de favores. A atualização terá pouco ou nenhum efeito perceptível se você não tiver uma boa placa de vídeo, por exemplo.

Com informações: Ars Technica, Wccftech

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.