Bluesky prepara mudanças para evitar fakes e verificar contas
Rede social de microblogging, que segue em crescimento, está atualizando suas políticas para combater contas falsas e usuários que se passam por famosos
Rede social de microblogging, que segue em crescimento, está atualizando suas políticas para combater contas falsas e usuários que se passam por famosos
O Bluesky está se preparando para lidar com contas falsas e pessoas que se passam por outras. A rede social rival do Threads e do X divulgou mudanças na plataforma para verificar as contas dos usuários. Segundo o Bluesky, eles tomaram medidas mais duras contra fakes e estão trabalhando com empresas para criar outro sistema de verificação.
Atualmente, os usuários podem confirmar a autenticidade de suas contas linkando uma página da qual eles têm propriedade — e isso exige que você tenha um domínio registrado no ICANN. Esse único meio de verificação também permite alterar a URL da sua conta, já que o domínio pode ser usado no lugar do padrão bsky.social.
Uma das medidas que foi tomada pela rede social foi a de quadruplicar a sua equipe de moderadores. O Bluesky explica que isso trará agilidade para resolver denúncias. Contudo, a empresa reconhece que há uma enorme fila de denúncias a serem revisadas e isso está ligado ao rápido crescimento da plataforma nas últimas semanas.
Sobre a verificação de contas de celebridades e empresas, o Bluesky apenas informa que está trabalhando sobre isso nos bastidores. Porém, a plataforma destaca que contas falsas, que se passam por pessoas reais, serão excluídas.
As populares contas satíricas, paródias e de fãs precisam destacar no nome e na biografia que são um desses tipos. Do contrário, serão eliminadas. O Bluesky também informa que a prática de troca de identidade também acarreta a exclusão de contas.
A troca de identidade é uma prática de criar uma conta fake para angariar milhares de seguidores e depois transformar a conta na sua conta real — ou com outro propósito.
O Bluesky está ganhando mais usuários nas últimas semanas. Esse crescimento é creditado às mudanças realizadas no X (que agora permite contas bloqueadas visualizarem as publicações de quem os bloqueou), resultado das eleições americanas e o apoio de Musk a Donald Trump, futuro presidente americano.
Com grandes usuários vem grande responsabilidade, e a plataforma está investindo em melhorias de usabilidade. O Bluesky também teve um grade crescimento no Brasil após o bloqueio do X. A rede social ainda estuda criar um serviço de assinatura para fornecer recursos extras às contas.
Com informações: TechRadar