Cade arquiva denúncia anticompetitiva do Buscapé contra o Google

Cade diz que não há evidência de que Google se apropriou de conteúdo do Buscapé

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google - escritório

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta semana, arquivar o processo administrativo movido pelo Buscapé contra o Google que acusava a companhia de praticar scraping, ou seja, utilizar conteúdo dos concorrentes nos resultados do seu mecanismo de busca.

A denúncia foi registrada em 2013 pela E-commerce Media Group, na época, razão social do Buscapé e Bondfaro. No processo, a companhia acusou o Google de se apropriar indevidamente de avaliações publicadas nesses sites para disponibilizá-las nos resultados do Google Shopping.

Para a E-commerce Media Group, o Google também estaria priorizando a exibição de resultados do seu próprio comparador de preços nas buscas, prejudicando a atuação de serviços concorrentes. Porém, o Buscapé perdeu o processo judicial movido com base nessa acusação em 2012.

Ao apurar a denúncia sobre scraping, o Cade afirma ter analisado resultados de buscas exibidos no Google durante 2011 e 2016, mas que não encontrou nenhuma evidência de que a companhia teria coletado conteúdo de sites rivais em benefício próprio.

Além da falta de evidências, o Cade afirma ter pesado para a sua decisão de arquivar o processo o fato de que, no decorrer da investigação, nenhuma outra empresa reclamou de exibição não autorizada de avaliações nos resultados do Google.

Em nota a respeito do arquivamento do processo, o Google declarou: “estamos confiantes de que nossos produtos e serviços estão em conformidade com as leis brasileiras e continuaremos colaborando com o órgão”.

Mas isso não quer dizer que, a partir de agora, a companhia está fora do radar do Cade: o órgão solicitou à Superintendência-Geral que investigue se o Google pratica abuso de poder econômico nos segmentos de busca e notícias — neste último, há suspeitas de scraping.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados