O que é Google Shopping; dá para comprar pelo buscador?
Saiba o que é Google Shopping; esse serviço do gigante das buscas pode ser usado gratuitamente para anunciar diversos produtos
Saiba o que é Google Shopping; esse serviço do gigante das buscas pode ser usado gratuitamente para anunciar diversos produtos
O mercado de comparadores de preço cresceu no Brasil. Já existem diversos serviços focados em ajudar o consumidor na hora de comprar um novo produto, apresentando as melhores ofertas de smartphones, TVs e outros eletrônicos. Um deles é o Google Shopping. Abaixo, vou te explicar alguns detalhes dessa ferramenta.
O Google Shopping é basicamente uma “vitrine virtual” de produtos cadastrados no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce da empresa. Na prática, ele é bem semelhante a outros serviços, como Zoom ou Buscapé.
A principal diferença é que, por se tratar de uma ferramenta do Google, existe uma integração direta com o buscador. Ou seja, assim que o usuário procura um determinado produto, ele aparece no topo da pesquisa, aumentando a chance de compra e, consequentemente, beneficiando a empresa que fez o cadastro.
O Google Shopping também tem a sua própria página. Por lá, além de encontrar diversos produtos, é possível realizar uma busca avançada, selecionando a faixa de preço, cor, tecnologias e até o peso de um item, por exemplo.
Em abril de 2020, o serviço se tornou gratuito. Antes disso, os anúncios eram integrados a campanhas do Google Ads, sistema de publicidade da empresa. Agora, qualquer usuário pode cadastrar e anunciar um produto, mas ainda é preciso criar uma conta no Merchant Center para gerenciá-los.
Uma curiosidade sobre esse serviço: ele foi criado por Craig Nevill-Manning e lançado em dezembro de 2002 como “Froogle”. Em abril de 2007, o gigante das buscas mudou seu nome para “Google Product Search”, mas devido à preocupações de internacionalização, ele foi renomeado para “Google Shopping” em maio de 2012.
Resumindo: o Google Shopping é um comparador de preços que oferece um espaço dedicado para que empresas e usuários anunciem seus produtos. Ele não é responsável pela venda ou entrega, servindo apenas como uma “vitrine” para atrair uma parcela maior de consumidores, já que, após clicar no anúncio, a pessoa é redirecionada ao site do item para concluir a compra.