Cartões da Americanas S.A serão descontinuados e benefícios acabam em abril

Americanas S.A vai encerrar parceria com banco Cetelem em maio e cartões Americanas, Submarino e Shoptime serão descontinuados; benefícios nas lojas acabam em 30 de abril

Bruno Ignacio
Por

A Americanas S.A surpreendeu seus clientes comum aviso repentino sobre seus cartões Americanas, Submarino e Shoptime. Usuários receberam nesta quarta-feira (30) um e-mail que anunciava o fim da parceria entre a companhia e o banco Cetelem. Isso significa que os cartões de crédito serão descontinuados e todos os benefícios nas lojas virtuais desaparecerão.

A mensagem é a mesma para todos os clientes dos três cartões: “A parceria entre a Americanas/Submarino/Shoptime e o Banco Cetelem irá encerrar em 01 de maio de 2022.” O e-mail também afirma que o cartão continuará ativo até a data de vencimento e que todas suas informações, como senhas, vencimentos, pagamentos e limites de compras, continuam inalteradas.

No entanto, o que realmente desagradou os usuários foi a última parte da mensagem, que diz que os benefícios para compras exclusivas nos sites Americanas, Submarino e Shoptime só estarão disponíveis até o dia 30 de abril de 2022. A companhia não indicou nenhum plano futuro para os cartões afetados pelo fim da parceria com o banco Cetelem.

O Tecnoblog entrou em contato com a Americanas S.A, solicitando um posicionamento sobre o assunto. Sem muitos detalhes, a empresa respondeu:

“A Americanas S.A. e o Banco Cetelem informam que estão em processo de encerramento da parceria. Os cartões das marcas Americanas, Shoptime, Submarino e Soub já emitidos seguirão ativos e os clientes poderão continuar utilizando os serviços do Banco, que segue à disposição dos clientes.”

Programas de fidelidade também foram encerrados

O fim dos cartões Americanas, Submarino e Shoptime ocorre pouco tempo depois do polêmico e abrupto encerramento de todos os programas de fidelidade da Americanas S.A.

No início de março, os clientes desses mesmo três cartões de crédito também foram surpreendidos por uma notificação nas plataformas da empresa. O anúncio dizia que os programas de pontos Mais Sorrisos, do cartão Americanas, Mais Léguas, do cartão Submarino, e Shop+, do cartão Shoptime, seriam todos extintos.

“A partir de 05/03/2022 não haverá mais acúmulos de novos pontos para compras realizadas”, dizia a notificação. A mensagem gerou revolta entre os clientes e as críticas destacavam a ausência de planos futuros para os programas de fidelidade.

Além disso, muitas pessoas reclamaram sobre o abrupto aviso, uma vez que é necessário juntar determinada quantidade de pontos para resgatar as recompensas. Dessa maneira, os usuários não puderam se planejar.

Fim dos cartões e falta de informações geram revolta

Assim como ocorreu no início de março, a mensagem recebida hoje pelos clientes dos cartões da Americanas S.A também renderam uma boa quantidade de reclamações nas redes.

No Reclame Aqui, já existem diversos relatos de clientes que estão revoltados com o fim dos benefícios dos cartões de crédito. Afinal, as vantagens exclusivas em compras nos sites Americanas, Submarino e Shoptime eram o grande diferencial que levava o usuário a possuir os cartões.

“Acabo de receber a mensagem de que a Americanas S.A encerrou a parceria com a empresa que gerencia o cartão Americanas, perdendo assim todos os benefícios que teríamos com o cartão. Não acho justo, pois queríamos o cartão somente pelas vantagens na loja. O correto seria migrar para uma nova empresa e manter os benefícios.”

Usuário do cartão Americanas no Reclame Aqui

Recebi um e-mail informando que a parceira Submarino/Cetelem irá encerrar no dia 01/05. Disseram que o cartão estará ativo até a data do vencimento… Queria saber como ficam minhas léguas recebidas até a última compra no site. Como funcionará até o desmembramento? Além disso, com o cartão sendo desmembrado do Submarino, permanece minha anuidade grátis para sempre?

Usuário do cartão Submarino no Reclame Aqui

A falta de comunicação entre a Americanas S.A e seus clientes parece ser o ponto principal entre as reclamações. Os cartões permanecerão ativos, mas os benefícios exclusivos nas lojas da companhia serão extintos. Fora isso, não há mais detalhes sobre como funcionarão os cartões após o fim da parceria com o banco Cetelem.

Recebi hoje um e-mail informando o fim da parceria entre o Cetelem e Americanas, sem muitas explicações… Fiz o cartão para comprar na Americanas! Tinha benefício de anuidade grátis para sempre. E agora? Por favor, deixem as coisas mais claras.

Usuária do cartão Americanas no Reclame Aqui

Americanas S.A vai lançar “Mundo Ame” em abril

Programa Ame será expandido para “Mundo Ame” em abril como novo sistema de pontos de fidelidade da Americanas S.A (Imagem: Reprodução)

Sabemos que a Americanas S.A planeja lançar um novo programa de fidelidade chamado “Mundo Ame” em abril. No entanto, ainda não há nenhuma informação sobre o lançamento de novos cartões de crédito. Ao que tudo indica, os atuais cartões Americanas, Submarino e Shoptime serão apenas descontinuados.

Como já era de se esperar, a maioria do clientes no Reclame Aqui e no Twitter já indicam que pretendem cancelar seus cartões, visto que não há mais razão para mantê-los com o fim dos benefícios nas lojas da Americanas S.A.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados