Cartões da Americanas S.A encerram programa de pontos, surpreendendo clientes

Programas de fidelidade dos cartões da Americanas, Submarino e Shoptime foram descontinuados, surpreendendo usuários; novo programa Mundo Ame será lançado em abril

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos
Programa Ame será expandido para "Mundo Ame" em abril como novo sistema de pontos de fidelidade da Americanas S.A (Imagem: Reprodução)
Programa Ame será expandido para "Mundo Ame" em abril como novo sistema de pontos de fidelidade da Americanas S.A (Imagem: Reprodução)

Nas últimas semanas, clientes dos cartões Submarino, Americanas, Shoptime e Sou Barato vêm reportando que todos os programas de fidelidade da Americanas S.A (anteriormente B2W) e do banco Cetelem foram encerrados. O aviso é o mesmo para todos os usuários: “a partir de 05/03/2022 não haverá mais acúmulos de novos pontos para compras realizadas.”

Cartão Americanas concedia ponto no Programa Sorrisos, agora descontinuado (Imagem: Divulgação/ Americanas S.A)
Cartão Americanas concedia ponto no Programa Sorrisos, agora descontinuado (Imagem: Divulgação/ Americanas S.A)

A notificação gerou revolta. Múltiplos clientes dos quatro cartões se manifestaram nas redes sobre o abrupto fim do acúmulo de pontos. As críticas mais presentes dizem respeito à ausência de planos futuros para a substituição dos programas de fidelidade encerrados.

Além disso, existem diversas críticas quanto à situação atual dos pontos já acumulados, que necessitam atingir determinado montante para possibilitar o resgate de recompensas.

Dessa maneira, a companhia informou, sem mais detalhes do porquê, o encerramento dos programas:

  • Mais Sorrisos, do cartão Americanas
  • Mais Léguas, do cartão Submarino
  • Shop+, do cartão Shoptime
  • +Que Barato, do cartão Sou Barato

O Tecnoblog entrou em contato com a Americanas S.A, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Todos esses cartões e programas de fidelidade eram fruto de uma parceria da Americanas S.A com o banco Cetelem, que, ao que tudo indica, parece ter sido descontinuada. Os avisos são quase os mesmos para os usuários dos quatro cartões:

A partir de 05/03/2022 não haverá mais o acúmulo de novos pontos para compras realizadas no site (Americanas, Submarino, Shoptime e Soub) ou nos demais estabelecimentos credenciados no Programa (Sorrisos, Léguas, Shop+ e +Que Barato).

Isso significa que o seu cartão não pontuará a partir dessa data. Mas não se preocupe. Os pontos acumulados até 04/03/2022 permanecem válidos para uso e com a data de expiração original.”

Notificação da Americanas S.A enviada aos participantes dos programas de fidelidade

Dificuldades para completar os pontos

No Reclame Aqui, diversos tópicos foram criados nos últimos dias sobre o fim dos programas. A maioria das reclamações ainda não foi respondida, mas os usuários se mostraram descontentes por não conseguir completar a quantidade necessária de pontos para resgatar suas recompensas.

“Entrei hoje para utilizar o cupom do programa Mais Sorrisos… porém apareceu uma mensagem dizendo que o programa está encerrado. Estava juntando pontos e, agora que poderia utilizar, eles simplesmente enviam mensagem falando que o programa deixou de existir. E como eu fico como consumidora?”

Usuária do cartão Americanas no Reclame Aqui

“Sou cliente do cartão Shoptime (banco Cetelem) e participo do programa de fidelidade Shop+. Estava aguardando acumular 30.000 pontos para trocar por vale compras (faltavam poucos pontos, bem menos de 500). Ocorre que, sumariamente, o programa “congelou” o acúmulo de pontos…”

Usuário do cartão Shoptime no Reclame Aqui

“Tenho 10 mil léguas no cartão Submarino e o programa vai acabar. Só posso resgatar 7500 léguas por R$ 50. E quanto aos outros 2500 pontos? O que eu vou fazer? Só fiz o cartão por causa do programa de fidelidade… Vocês vão por outro benefício no lugar?”

Usuário do cartão Submarino no Reclame Aqui

Na comunidade do Tecnoblog, um usuário pontuou que foi surpreendido com um “aviso frustrante” no app do Submarino:

“De forma seca, a loja informa que o cartão da deixará de acumular pontos no seu programa de fidelidade já no próximo dia 05/03/22. Sem mais nenhum detalhe do que virá a seguir e para quê vão servir os cartões.”

Ele também disse que, como cliente, notou que seu cartão Submarino não está oferecendo nenhum diferencial de parcelamento em comparação aos demais.

O usuário afirma ter entrado em contato com funcionários do banco Cetelem por WhatsApp, que confirmaram que a parceria com a Americanas S.A estaria sendo descontinuada. No entanto, disseram que seu cartão ficará ativo até o vencimento, mas não está decidido o que acontecerá depois.

Novo programa “Mundo Ame” será lançado em abril

Sem um posicionamento oficial das Americanas S.A a respeito do assunto, surgem especulações e perguntas: com quem ficarão os clientes dos cartões Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato?

Há outra possibilidade no horizonte. A Americanas S.A está prestes a lançar um novo programa de fidelidade batizado de “Mundo Ame”. Seu lançamento está previsto para abril de 2022, sem data definida ainda.

De acordo com a companhia, o novo programa funcionaria “como um jogo”, cumprindo “missões” para ganhar benefícios. Segundo o regulamento do Mundo Ame, os benefícios incluem o chamado “Turbo cashback”. Trata-se de uma modalidade que, conforme o engajamento do cliente no programa de fidelidade, a quantia retornada é aumentada.

Por isso, os termos e condições de uso do Ame também foram alterados. A Americanas S.A justifica a modificação afirmando que, a partir do lançamento do novo programa, o cadastro no Mundo Ame será vinculado ao app Ame Digital. Dito isso, o cancelamento de um implica também na suspensão do cadastro no aplicativo da Ame.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados