Chromecast com Google TV deve ganhar novo modelo em 2022 com vídeo AV1
Além de suporte ao codec de vídeos AV1, é de se esperar que novo Chromecast traga mais capacidade de armazenamento
Além de suporte ao codec de vídeos AV1, é de se esperar que novo Chromecast traga mais capacidade de armazenamento
O Chromecast com Google TV foi lançado em setembro de 2020, mas deve ganhar uma nova versão neste ano. As especificações ainda não são conhecidas, mas as chances são grandes de que a novidade conte com um recurso ausente na atual versão: suporte ao codec para vídeos AV1.
Na comparação com os modelos anteriores, o Chromecast com Google TV representa um grande avanço por trazer controle remoto e não depender de um smartphone para funcionar. Além disso, o sistema operacional do dispositivo é, como o nome revela, o Google TV, um software bastante dinâmico para consumo de mídia.
Esses recursos fazem do Chromecast com Google TV um dispositivo moderno e funcional. Mas sempre há espaço para melhorias. Provavelmente, é isso que explica o projeto do Boreal, codinome adotado pelo Google para o novo dispositivo.
É o que revela o 9to5Google, que teve acesso a documentos que mencionam o suposto novo Chromecast. Duas informações encontradas pelo veículo sustentam a existência desse dispositivo: a associação do tal Boreal ao Google TV; uma referência que coloca o Boreal na mesma família do Sabrina, o codinome do atual Chromecast.
Se ainda não há detalhes sobre as especificações técnicas, de onde vem a hipótese de que o Bureal terá suporte ao AV1, então? Do Google TV. Tudo indica que o suporte a esse codec é um requisito atual dessa plataforma.
O recurso é importante. O AV1 é um codec com especificações abertas e livre de royalties que, basicamente, faz a transmissão de conteúdo exigir menos largura de banda. Esse padrão tem se mostrado ideal para streaming em 4K e 8K.
Mas há um porém: o AV1 exige chipsets mais recentes, razão pela qual não é possível simplesmente atualizar o software do atual Chromecast com Google TV para ele ter suporte ao codec.
Provavelmente, é isso que faz o Google trabalhar em um novo integrante para a linha. Também é de se esperar que a novidade venha com mais espaço para armazenamento de dados do que os 8 GB existentes no atual Chromecast.
Com o suporte ao AV1 e o armazenamento maior sendo confirmados, talvez o novo Chromecast venha a ser oferecido como uma versão “premium” e, consequentemente, mais cara. Com isso, o atual Chromecast com Google TV continuaria sendo comercializado, mas como uma versão mais acessível.
Por ora, tudo não passa de especulação. Até preço e data de lançamento são detalhes desconhecidos. De todo modo, a expectativa é a de que o novo Chromecast seja anunciado até o fim de 2022. Até lá, deveremos ter mais detalhes sobre o dispositivo.
Leia | O que é AV1? Tudo sobre a próxima geração de compressão de vídeo