Cidade no Japão proíbe andar usando celular em vias públicas

Não existe punição para quem desrespeitar a nova regra e usar o celular enquanto anda, mas certamente alguém vai puxar sua orelha

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
mulher andando com celular na rua
Foto por tokyoform/Flickr

Yamato, na prefeitura japonesa de Kanagawa e que fica próxima da capital Tóquio, é a primeira cidade do Japão que resolveu proibir o uso de celulares enquanto as pessoas estão andando. A ideia é a mais óbvia possível: é perigoso andar e usar o celular ao mesmo tempo.

A cidade é pequena, são apenas 27,06 quilômetros quadrados e isso faz dela quase tão pequena quanto São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Mesmo assim a proibição de andar enquanto utiliza o celular apareceu e a imprensa diz que ela tem apoio da população (que em 2017 era de mais ou menos 235 mil habitantes), tanto dos idosos quanto dos mais jovens.

Não existe punição para quem desrespeita a nova regra, que entra em vigor a partir da próxima quarta-feira (8), mas certamente o pescoço curvado no horizonte será notado e em pouco tempo alguém vai dar um puxão de orelha no transgressor que chegou na cidade. Para usar o celular sem desrespeitar a lei, basta parar de andar e tirar o aparelho do bolso.

A ideia de fazer as pessoas olharem para frente e não para a tela do gadget surgiu em janeiro deste ano, quando um estudo feito pela própria cidade notou que de aproximadamente 6 mil pedestres, 12% deles caminhavam com o celular na mão e sem prestar atenção no entorno.

O estudo foi entregue para a câmara da cidade no começo do mês passado, com objetivo de criar a nova regra. Deu certo.

Com informações: France 24 e The Japan Times.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.