CNH digital permite pagar multa com desconto de até 40%

Aplicativo pretende unificar processos de recebimento e pagamento de multas, e dá descontos para quitações antecipadas

Ana Marques
• Atualizado há 3 meses
Carteira Digital de Trânsito

Motoristas que contam com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) poderão pagar multas com até 40% de desconto. A novidade, anunciada nesta segunda-feira (21), faz parte da estratégia do Denatran para transformação digital, que pretende unificar os canais oficiais para visualização de informações sobre infrações de trânsito e emissão de boletos para o pagamento de multas.

O app da CDT reúne a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ele traz as mesmas funções do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – e pode ser acessada com o login único do GOV.BR.

Como obter descontos em multas com a CNH digital

Para ter direito ao desconto de até 40% em novas multas de trânsito, os motoristas devem acessar a penalidade por meio do aplicativo da CDT (no Android ou iOS). É necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo. Além disso, o pagamento deve ser feito de forma antecipada.

Também é possível utilizar o sistema pelo computador por meio do Portal de Serviços do Denatran. Até o momento, a CDT só está disponível para pessoa física – empresas deverão monitorar suas frotas pelo SNE Web.

De acordo com o comunicado oficial na página do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), todos os órgãos de fiscalização nacionais, 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais já emitem multas eletrônicas. Caso a infração seja notificada pelo método tradicional (carta), o motorista não terá direito ao desconto.

É possível ver uma lista com todos os Detrans que já aderiram ao SNE no site do Serpro.

Com informações: Serpro

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.