Com conversinha, Google quer te convencer a instalar as atualizações do Android

Android terá ferramenta que permitirá a inclusão de mensagem e um fluxo para que o usuário veja e entenda as novidades de uma atualização

Felipe Freitas
Por
Android
Android 13 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google testará uma nova estratégia para convencer os usuários de Android a atualizarem seus celulares. Já na atual versão do seu sistema operacional mobile, a big tech colocará uma “mensagem de convencimento” para que os usuários aceitem o update. A medida tem o objetivo de combater o baixo número de adesão às atualizações mais recentes do SO.

O Google desenvolveu a ferramenta batizada de “Convite de Atualização do Android” (tradução livre de “Android Upgrade Invite”). Com este recurso, será possível escrever uma mensagem (quase um flertezinho de balada) para os usuários baixarem o último upgrade — mostrando até um fluxo das novidades.

A empresa por trás do Android também espera que as fabricantes parceiras adotem o recurso, de modo a melhorar os números de distribuição das versões mais recentes do sistema.

Para a maioria dos usuários, atualizações não significam nada

Barney Stinson, personagem de How I Met Your Mother, dizia que “novo é sempre melhor”. Você pode ou não acreditar nesse “ditado”. Todavia, a maioria dos usuários não entende se é necessário ou não atualizar o celular — e claro, algumas grandes atualizações nem compensam. Afinal, se o celular está funcionando para fotos e apps, já seria o suficiente.

Android Invite Update será lançado o mais breve possível, não sendo uma exclusividade do futuro Android 14 (Imagem: Reprodução/Twitter)
Android Invite Update será lançado o mais breve possível, não sendo uma exclusividade do futuro Android 14 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Esse é um dos motivos que deixam o Google “descontente” com a taxa de downloads da versão mais recente do Android. Com o Android Upgrade Invite, a big tech espera que as mensagens mais amigáveis convençam os usuários a baixar as atualizações. E para isso precisa convencer também as fabricantes parceiras

A demora das fabricantes de smartphones Android em lançar as suas versões também é um “incômodo”. O Google é a primeira empresa a lançar a versão mais recente do sistema operacional. As parceiras Android possuem calendário próprio para suas atualizações — e as vezes isso demora mais do que o Google gostaria.

Por exemplo, nesta semana, a Motorola enviou o Android 13 (lançado em agosto de 2022) para o Edge 30 Ultra, seu flagship que chegou no mercado em setembro de 2022 — 10 meses para receber o update. Logo, o Google terá também a tarefa de convencer as fabricantes a acelerarem as entregas das suas versões do Android — aqui o papinho não pode ser mais ou menos: tem que ser bom.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados