Motorola Edge 30 Ultra recebe o Android 13 no Brasil

Usuários do Brasil, Índia e até França relatam que o Android 13 foi liberado para os seus Motorola Edge 30 Ultra; smartphone foi lançado em setembro de 2022

Felipe Freitas
Por
Motorola Edge 30 Ultra (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Motorola Edge 30 Ultra (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Atenção proprietários do Motorola Edge 30 Ultra: a atualização do Android 13 já está disponível para vocês — ou pelo menos é para estar. O Tecnoblog confirmou a informação com a fabricante do aparelho, após visualizar algumas menções da atualização no Twitter. Lançado em 2022, o smartphone da Motorola foi o flagship da série Edge 30.

No site da Motorola não há informações sobre o que está presente nessa nova atualização de Android. Porém, o Android 13 tem como destaque novas ferramentas para personalização da interface. Agora, por exemplo, os usuários do Edge 30 Ultra podem utilizar ícones diferentes para aplicativos que não são do Google e ativar o modo escuro para a função “Hora de Dormir”.

Todavia, a atualização chega bem atrasada. No próximo mês, o Google deve liberar a versão estável do Android 14. A Samsung, principal rival Android da Motorola no Brasil, já publicou o update para o Android 13 há meses — inclusive para celulares intermediários como o Galaxy A12. Lembrando que modelos comprados em operadores podem sofrer atrasos na atualização.

Como saber se o Android 13 está disponível no Edge 30 Ultra

Para descobrir se o Android 13 foi liberado para o seu Motorola Edge 30 Ultra, siga as seguintes etapas:

  • Acesse o aplicativo “Configurar” do Edge 30 Ultra;
  • Em seguida, clique em “Sistema” e depois em “Avançado”;
  • Nesta tela, busque por “Atualizações do sistema”.

Se o Android 13 estiver disponível, siga as instruções exibidas na tela. Importante: para essa etapa de atualizar o sistema operacional é sempre recomendável estar com a bateria cheia ou com o smartphone carregando.

Usuário divulgou que Android 13 chegou para o Edge 30 Ultra no Brasil, mas contas de outros países afirmam que estão recebendo o update (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Usuário divulgou que Android 13 chegou para o Edge 30 Ultra no Brasil, mas contas de outros países afirmam que estão recebendo o update (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Motorola Edge 30 Ultra é celular com desempenho de sobra

Nos testes feitos aqui no Tecnoblog, o Motorola Edge 30 Ultra teve um desempenho incrível. A combinação do chip Snapdragon 8+ Gen 1 e 12 GB de RAM deixa o smartphone voando nas suas tarefas — inclusive aquelas que demandam bastante do aparelho. O Edge Ultra conta com carregamento rápido 125 W.

No entanto, o Edge 30 Ultra peca nas fotografias. Ele não exibiu boas qualidades em suas imagens, mesmo com uma tela OLED de 1.250 nits. Com essa características, o smartphone é uma melhor escolha para quem gosta de usar aplicativos e jogar, não para fotografias.

Receba mais sobre Android 13 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados