Dark Souls 3 tem falha de segurança que deixa hackers controlarem seu PC
Dark Souls 3 apresenta falha que permite que hacker controle totalmente seu computador ou até mesmo inutilize o equipamento
Servidores de vários jogos da série Dark Souls estão offline para alguns jogadores, graças a um ataque hacker que aconteceu nos últimos dias, denunciando uma falha que permitia acesso completo ao PC do jogador por meio do game. A situação se tornou conhecimento público durante uma live do streamer The Grim Sleeper, na Twitch, quando um hacker acessou a função de narração do Windows e passou o recado enquanto a transmissão rolava.
- Como jogar Demon’s Souls [Guia para iniciantes]
- Dark Souls 3 ganha FPS Boost com 60 fps no Xbox Series X|S
A invasão ocorre por RCE, ou execução de código remoto, que é uma forma bem perigosa de acontecer. De acordo com relato do site Dexerto, a situação pode até mesmo inutilizar por completo o PC de quem jogar Dark Souls online. A invasão feita na live do The Grim Sleeper, contudo, parece ter sido inofensiva, apenas para alertar sobre o problema, de acordo com um relato publicado no Discord do streamer.
O suposto hacker teria descoberto a falha e enviou vários comunicados à Bandai Namco e From Software, mas foi ignorado em todas as ocasiões. Assim ele resolveu chamar a atenção usando lives de usuários que estavam jogando o game naquele momento, até que o acontecimento ganhou grandes proporções e as empresas, enfim, tomara providências.
Para proteger os usuários, os servidores de Dark Souls: Remastered, Dark Souls 2, Dark Souls 3 e Dark Souls: Prepare to Die foram desligados, ainda sem previsão de retorno. Como é da mesma produtora, a falha pode atingir até mesmo o multiplayer de Elden Ring, que chega no final de fevereiro e também será lançado no PC.
Mod recomendado
Modificadores e hackers recomendam que, quem quiser continuar jogando Dark Souls 3, use o mod Blue Sentinel – disponível aqui. Esta é uma modificação criada pela comunidade de jogadores para Dark Souls 3 e que já oi atualizada para se proteger da vulnerabilidade descoberta.
Os desenvolvedores da modificação já explicaram no Reddit que, por ora, apenas quatro pessoas sabem como executar a falha, sendo dois deles desenvolvedores da Blue Sentinel, o que deve tranquilizar a comunidade de jogadores. Para o bem e para o mal, a falha ainda é pouco conhecida.
Bandai Namco já respondeu
A Bandai Namco foi também ao Reddit de fãs de Dark Souls 3 para responder e tentar acalmar as preocupações. “Agradecemos o aviso, um relatório sobre o tópico foi enviado para equipes relevantes hoje cedo, a informação é muito bem-vinda”, disse, na postagem.
Por ora ainda não há previsão para que uma correção seja devidamente e oficialmente lançada.
Com informações: The Verge.