Drone policial identifica furto de carros durante patrulha

Programa da polícia de Santa Mônica, Califórnia, utiliza drones para agilizar ações policiais. Órgão divulgou vídeo de drone identificando furto em estacionamento

Felipe Freitas
Por
• Atualizado ontem às 14:07
Drones (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Polícia de cidade americana divulga vídeo de uso de drone para identificação de crime (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Polícia de Santa Mônica, cidade na Califórnia, divulgou recentemente um vídeo mostrando o uso de drones auxiliando na identificação e captura de um homem que furtava objetos em um estacionamento. A cidade possui desde 2021 um programa batizado de Drone as a First Responder (Drone como Primeira Resposta em tradução livre), que visa utilizar o dispositivo como uma patrulha, agilizando as ações contra criminosos.

No vídeo divulgado pela polícia, é explicado que o piloto optou por fazer uma última ronda aérea em um local mais movimentado. O caso foi registrado em 6 de julho, um sábado pós o feriado de 4 de julho. O drone passa então por um estacionamento próximo do Pier de Santa Mônica (aquele que inspira o Pier de Del Pierro de GTA V) onde localiza um indivíduo em atividade suspeita.

Pouco depois, o homem arromba um carro e, segundo a polícia, passa em torno de dois minutos furtando itens dentro do carro. O operador do drone comunica as patrulhas em solo e, pouco depois, a equipe chega ao local e encontra o indivíduo. Conforme explicado no vídeo, o piloto repassa para a equipe em qual fila do estacionamento está o homem.

Drones já ajudaram em outros casos

O programa Drone as a First Responder já ajudou em outros casos, como uma invasão em domicílio e agressão. No Brasil, segundo uma pesquisa divulgada pela FGV em 2023, 63% das forças de segurança do país utilizam drones em suas atividades. No carnaval deste ano, as PMs de alguns estados, como a de São Paulo e Sergipe, usaram o equipamento para auxiliar na patrulha durante os blocos.

Em um futuro talvez não distante, é provável que as polícias passem a usar drones com tasers. A Axon, uma fabricante dessas armas não-letais, comprou a Dedrone, empresa do ramo de segurança que desenvolve tecnologias para drones.

Com informações: Gizmodo

Relacionados