Em crise, Intel surpreende ao anunciar aposentadoria do CEO Pat Gelsinger
Pat Gelsinger tinha décadas de Intel e assumiu como CEO em 2021; aposentadoria repentina do executivo aparenta ter relação com crise da companhia
Pat Gelsinger tinha décadas de Intel e assumiu como CEO em 2021; aposentadoria repentina do executivo aparenta ter relação com crise da companhia
A Intel começou o mês com o anúncio da aposentadoria de seu CEO, Pat Gelsinger. Apesar de a companhia estar em crise, o anúncio pegou o mercado de surpresa, em parte porque a decisão já está valendo: oficialmente, o executivo está aposentado desde ontem, 1º de dezembro de 2024.
David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus assumem como coCEOs interinos, isto é, até que um executivo seja anunciado para ocupar o posto de modo definitivo. Zinsner vinha ocupando o cargo de CFO (líder do departamento financeiro), enquanto Holthaus atuava como gerente geral da divisão de computação para clientes da Intel.
Já Frank Yeary, até então presidente independente do conselho da companhia, assume a posição de presidente executivo interino. Por ora, não haverá mudanças na Intel Foundry, divisão que produz chips sob demanda para outras empresas.
Na prática, a decisão de aposentadoria significa que Gelsinger está fora do comando da Intel. Além disso, o executivo deixou de integrar o conselho de administração da companhia.
Tudo aconteceu de modo tão inesperado que dúvidas ficam no ar sobre o que teria motivado a decisão. Pelo menos até o momento, nenhuma das partes deu uma explicação clara ou direta, mas uma declaração de Yeary na nota oficial da Intel sobre a aposentadoria de Gelsinger sugere uma insatisfação generalizada com a liderança do ex-CEO.
No comunicado, Frank Yeary agradece a Gelsinger pelos vários anos de serviços prestados à Intel. Contudo, o executivo também menciona uma necessidade de a companhia restaurar a confiança dos investidores, o que, provavelmente, é uma referência à grave crise que a Intel enfrenta:
Apesar de termos feito um progresso expressivo na recuperação da competitividade da fabricação e na construção de capacidades para termos uma fundição [produção de chips] de nível mundial, sabemos que temos muito mais trabalho a fazer na empresa e estamos comprometidos em restaurar a confiança dos investidores.
Enquanto conselho, sabemos, antes de qualquer coisa, que devemos colocar nosso leque de produtos no centro de tudo o que fazemos. Nossos clientes exigem isso de nós, e nós entregaremos isso a eles.
Frank Yeary, presidente executivo interino da Intel
Na mesma nota da Intel, Pat Gelsinger deu a seguinte declaração:
Liderar a Intel foi uma honra na minha vida — este grupo de pessoas está entre os melhores e mais brilhantes do setor, e tenho a honra de chamar cada um de colega. Hoje é, claro, de modo agridoce, pois esta empresa tem sido minha vida durante a maior parte da minha carreira profissional.
Posso olhar para trás com orgulho de tudo o que conquistamos juntos. Foi um ano desafiador para todos nós, pois tomamos decisões difíceis, mas necessárias, para posicionar a Intel na atual dinâmica do mercado. Sou eternamente grato aos muitos colegas ao redor do mundo com quem trabalhei como parte da família Intel.
Pat Gelsinger, ex-CEO da Intel
Pat Gelsinger assumiu o cargo de CEO da Intel em fevereiro de 2021. Antes disso, o executivo estava à frente da VMware. Mas a história de Gelsinger na Intel começou em 1979, quando ele tinha 18 anos. Foram décadas de trabalho por lá até ele sair, passar por outros experiências profissionais, e retornar à Intel.
O seu currículo inclui feitos memoráveis, como ter escrito o primeiro livro sobre programação no chip 80386 e, como grande destaque, ter trabalhado no desenvolvimento dos chips 80486.