Facebook direciona anúncios usando número de celular para login em duas etapas
Você pode ativar a autenticação de dois fatores no Facebook sem fornecer um número de telefone
Você pode ativar a autenticação de dois fatores no Facebook sem fornecer um número de telefone
O Facebook admitiu que usa seu número de celular para direcionar anúncios, mesmo se ele estiver cadastrado apenas para a autenticação de dois fatores. A rede social também pode descobrir seu número caso um amigo envie a lista de contatos para o perfil.
Em comunicado ao Gizmodo, a empresa diz: “usamos as informações que as pessoas fornecem para oferecer uma experiência melhor e mais personalizada no Facebook, incluindo anúncios”.
Pesquisadores descobriram que, quando um usuário cadastra o celular no Facebook para autenticação de dois fatores, esse número pode ser usado para direcionar anúncios em algumas semanas. O estudo foi liderado por Giridhari Venkatadri, da Northeastern University (EUA).
Desde maio, o Facebook permite ativar a autenticação de dois fatores sem pedir um número de telefone. Em vez disso, você pode usar um app gerador de códigos como o Authy ou o Google Authenticator. Isso está disponível neste link ou, no celular, seguindo o caminho ≡ (Menu) > Configurações > Segurança e login > Usar autenticação de dois fatores.
O Facebook vai além: se você tem um perfil e nunca forneceu seu celular, ainda pode ver anúncios direcionados pelo número de telefone — caso um amigo tenha feito o upload da lista de contatos.
É uma prática semelhante ao “perfil sombra”, ou “shadow profile”, com informações de pessoas que não estão cadastradas no Facebook. (Em depoimento ao Congresso americano, Mark Zuckerberg negou conhecer isso.) Mas aqui, trata-se de algo feito com os usuários: você não forneceu alguns dados, mas a rede social os conseguiu mesmo assim.
E o Facebook não permite saber se alguém enviou seus contatos ao perfil, alegando que isso violaria a privacidade dos seus amigos. Você só tem controle sobre as informações de contato que você mesmo enviou.
“As pessoas são donas de suas listas de contatos”, diz um porta-voz. “Entendemos que, em alguns casos, isso pode significar que outra pessoa pode não conseguir controlar as informações de contato que alguém envia sobre elas.”
Com informações: Gizmodo, TechCrunch.
Leia | Como criar uma conta no Facebook pelo celular ou PC? Veja como fazer um perfil na rede social