Facebook cria campanha contra Apple em defesa de anúncios personalizados

Nova campanha do Facebook critica indiretamente medida de privacidade que entra em vigor com a chegada do iOS 14.5

Ana Marques
Por
• Atualizado há 5 meses
Facebook critica Apple indiretamente em campanha
Facebook critica Apple indiretamente em campanha (Imagem: Reprodução/Facebook)

O Facebook fez mais um movimento contra a Apple ao lançar uma nova campanha em defesa de anúncios personalizados. A ação intitulada “Good Ideas Deserve To Be Found” (“Boas Ideias Merecem Ser Encontradas”, em tradução livre) será veiculada em comerciais de TV nos Estados Unidos, e critica indiretamente a atualização do iOS 14 que exigirá que aplicativos solicitem permissão antes de rastrear de usuários no iPhone.

Com a chegada do iOS 14.5, o Facebook e outros apps disponíveis na App Store deverão exibir um prompt para usuários solicitando consentimento antes de monitorar seus interesses e hábitos para fins de publicidade direcionada. A mudança nas políticas de privacidade da Apple gerou bastante polêmica nos últimos meses, sendo o Facebook o principal ator envolvido no lado opositor.

Com a nova campanha, que rodará por 12 semanas na rede social, a empresa de Mark Zuckerberg pretende mostrar às pessoas a importância de sua publicidade personalizada para pequenas empresas, afirmando que sem tais ferramentas, muitos negócios podem não ir para frente.

Mudanças na plataforma de anúncios do Facebook

O Facebook também está mudando sua própria plataforma para tornar o gerenciador de anúncios mais intuitivo, o que vai incluir um painel aprimorado para a visualização de desempenho de campanhas.

A companhia anunciou que não cobrará taxas às pequenas empresas que usam seu recurso de checkout até junho de 2021, bem como manterá a isenção da taxa em eventos online pagos ao menos até agosto.

Duelo de gigantes

Ainda que o Facebook esteja construindo seus argumentos com base nos possíveis impactos que a medida da Apple pode ter para pequenos negócios, há uma enorme disputa de poder acontecendo entre as duas gigantes da tecnologia.

No início de fevereiro, o Facebook se antecipou à dona do iPhone e começou a exibir avisos pedindo para rastrear usuários nos smartphones da marca. Em seu próprio prompt, a rede social explica que a solicitação serve para proporcionar “uma melhor experiência de anúncios”.

A briga entre as duas empresas pode ganhar dimensões ainda maiores: há rumores de que o Facebook possa estar planejando processar a Apple por práticas anticompetitivas.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados