Fim da linha: Galaxy Note 10 Lite recebe última atualização de One UI

Smartphone da saudosa linha Note continuará recebendo updates de segurança; atualização para a One UI 5.1 foi liberada nesta semana

Felipe Freitas
Por
Samsung Galaxy S10 Lite
Samsung Galaxy S10 Lite recebeu seu último update de Android nesta semana (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Nesta semana, o Galaxy Note 10 Lite recebeu seu último update de Android. O smartphone da Samsung já pode ser atualizado para o One UI 5.1, interface da sul-coreana usada em seus mobiles e baseada no Android 13. Daqui em diante, os usuários do Galaxy Note 10 Lite só receberão updates de segurança — por pelo menos mais um ano.

O Galaxy Note 10 Lite é um dos últimos aparelhos da Samsung que foram lançados com suporte de 3 anos na atualização do sistema operacional. O smartphone saía de fábrica com o Android 10, utilizando a interface One UI 2.0. Desde 2022, a Samsung adotou a política de enviar quatro atualizações de SO para todos os seus smartphones, seja da linha S ou da linha.

Novidades do One UI 5.1 para Galaxy Note 10 Lite

Com a nova interface One UI 5.1, o Galaxy Note 10 Lite terá como grandes novidades as melhorias de usabilidade na Galeria, widgets e aplicativo de Clima. O Note 10 Lite é um smartphone “antigo”, com hardwares ultrapassados para os dias de hoje. Logo, sua câmera e seu Exynos 9810 não podem tirar toda a vantagem do SO, tal qual faz um Galaxy S23 ou S22, por exemplo.

Na usabilidade da Galeria, alguns dos principais recursos são a pesquisa aprimorada e mais informações em uma imagem. Ao arrastar para cima durante a visualização de uma imagem ou vídeo, você verá data e local onde a foto ou vídeo foram feitos; smartphone que fez o registro e local de armazenamento.

Samsung Galaxy S10 Lite (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy S10 Lite trazia a ilha de câmeras com design “feio igual briga de foice” (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Na parte de pesquisa, o usuário pode fazer a busca por mais de uma pessoa ou assunto ao mesmo tempo, além de buscar por alguém apenas tocando no rosto de alguém que está na foto.

Galaxy Note 10 Lite tem conector P2

Uma coisa curiosa do Note 10 Lite é que ele conta com conector P2 para áudio. Este recurso não está presente nos outros modelos da sua geração e praticamente sumiu dos smartphones topo de linha.

Na parte de desempenho, o Exynos 9810 é acompanhado de 6 GB de memória RAM. O armazenamento é de 128 GB, expansível para até 1 TB com um cartão microSD — algo que também está sumindo dos aparelhos premiums.

Receba mais sobre One UI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados