Fim da linha: Galaxy Note 10 Lite recebe última atualização de One UI
Smartphone da saudosa linha Note continuará recebendo updates de segurança; atualização para a One UI 5.1 foi liberada nesta semana
Smartphone da saudosa linha Note continuará recebendo updates de segurança; atualização para a One UI 5.1 foi liberada nesta semana
Nesta semana, o Galaxy Note 10 Lite recebeu seu último update de Android. O smartphone da Samsung já pode ser atualizado para o One UI 5.1, interface da sul-coreana usada em seus mobiles e baseada no Android 13. Daqui em diante, os usuários do Galaxy Note 10 Lite só receberão updates de segurança — por pelo menos mais um ano.
O Galaxy Note 10 Lite é um dos últimos aparelhos da Samsung que foram lançados com suporte de 3 anos na atualização do sistema operacional. O smartphone saía de fábrica com o Android 10, utilizando a interface One UI 2.0. Desde 2022, a Samsung adotou a política de enviar quatro atualizações de SO para todos os seus smartphones, seja da linha S ou da linha.
Com a nova interface One UI 5.1, o Galaxy Note 10 Lite terá como grandes novidades as melhorias de usabilidade na Galeria, widgets e aplicativo de Clima. O Note 10 Lite é um smartphone “antigo”, com hardwares ultrapassados para os dias de hoje. Logo, sua câmera e seu Exynos 9810 não podem tirar toda a vantagem do SO, tal qual faz um Galaxy S23 ou S22, por exemplo.
Na usabilidade da Galeria, alguns dos principais recursos são a pesquisa aprimorada e mais informações em uma imagem. Ao arrastar para cima durante a visualização de uma imagem ou vídeo, você verá data e local onde a foto ou vídeo foram feitos; smartphone que fez o registro e local de armazenamento.
Na parte de pesquisa, o usuário pode fazer a busca por mais de uma pessoa ou assunto ao mesmo tempo, além de buscar por alguém apenas tocando no rosto de alguém que está na foto.
Uma coisa curiosa do Note 10 Lite é que ele conta com conector P2 para áudio. Este recurso não está presente nos outros modelos da sua geração e praticamente sumiu dos smartphones topo de linha.
Na parte de desempenho, o Exynos 9810 é acompanhado de 6 GB de memória RAM. O armazenamento é de 128 GB, expansível para até 1 TB com um cartão microSD — algo que também está sumindo dos aparelhos premiums.