Fim do mistério: este é o novo login do Google

Nova página de login usa Material Design e deve se adaptar melhor a telas de diferentes tamanhos. Mudança está prevista para 4 de março.

Giovanni Santa Rosa
Por
Página de login do Google com fundo cinza azulado. Instruções de logins e campos para preencher estão em um quadrado branco.
Nova página de login se adapta melhor a diferentes tamanhos de tela (Imagem: Divulgação/Google)

O Google revelou o visual de sua nova página de login, utiliza para entrar no Gmail e no Google Docs, por exemplo. As maiores novidades estão no posicionamento dos elementos. Segundo a empresa, a versão redesenhada se ajusta ao tamanho da tela. Isso significa que ela deve funcionar melhor em aparelhos com telas horizontais de tamanho médio, como tablets e dobráveis.

Pouca coisa mudou no design: a tela agora usa o Material Design, também encontrado do Android e de vários produtos do Google. O fundo abandonou o branco e passou a ser cinza azulado. Os textos de instruções agora estão alinhados à esquerda, assim como o logo do Google, que passa a ser apenas um “G” e não o nome inteiro.

Em termos de funcionalidades, não há praticamente nada novo. A tela continua funcionando com senhas, passkeys e outros meios de autenticação. “As etapas para fazer login não mudaram. Você digita as mesmas informações de sempre, como seu endereço de e-mail e sua senha”, diz o texto da ajuda.

Mudança deve chegar até 4 de março

Nas últimas semanas, o Google passou a mostrar a mensagem “Um novo visual será lançado em breve” em sua tela de login. “O Google está melhorando a página de login com uma aparência mais moderna”, diz o texto.

Tela de login antiga, com fundo branco e elementos centralizados, ao lado da tela de login nova, com fundo cinza e elementos alinhados à esquerda
Nova tela de login usa Material Design (Imagem: Divulgação/Google)

Quem criou grandes expectativas a partir disso pode ficar decepcionado, mas para a maioria dos usuários, talvez o novo visual faça pouca ou nenhuma diferença. Como não haverá como escolher entre a versão original ou a redesenhada, é bom mesmo que pouca gente se incomode.

Segundo o texto do blog de atualizações do Google Workspace, o novo visual deve estar disponível para todos os clientes corporativos e pessoais até o dia 4 de março.

Com informações: Google Workspace Updates, Ajuda da Conta do Google, The Verge

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados