Google pedirá que você crie uma passkey para não precisar mais de senha
Suporte para passkeys foi liberado em maio, mas agora o Google está pedindo que todos os usuários adotem a tecnologia que promete mais segurança
Suporte para passkeys foi liberado em maio, mas agora o Google está pedindo que todos os usuários adotem a tecnologia que promete mais segurança
O Google começou nesta terça-feira (10) a convidar os usuários dos seus serviços a adotar o passkey — modo de autenticação de conta que não exige uma senha. O uso desse tipo de acesso será pedido por padrão na criação de contas do Google. Além da empresa do buscador, Microsoft, Apple e outras big techs estão envolvidas na popularização das passkeys
Para quem está boiando com o nome, vamos explicar o que é uma passkey, também chamada de passwordless (e mostrar que você já utiliza algum tipo de chave de acesso). No lugar de criar e decorar uma senha, uma passkey usa algum meio único para autenticar o seu login em algum serviço.
Por exemplo, ao entrar em um site, ele pode pedir que você valide a sua digital pelo sensor do smartphone ou faça um reconhecimento facial pela sua webcam usando o Windows Hello.
Outra forma de passkey muito popular — e já usada pelo Google — é validar um código enviado para o app. Sabe quando você faz login no Chrome em algum PC e aparece uma mensagem dizendo para abrir o aplicativo, confirmar o login e clicar em um número? Isso é uma forma de passkey gerada automaticamente nos dispositivos Android.
Agora, com o Google fazendo uma campanha pela adoção das passkeys, a tecnologia será padrão nas contas da empresa. Antes disso, o usuário precisava acessar as configurações para ativar a chave de acesso.
Em seu blog, o Google informa que, ao ativar as passkeys, a opção “Pular senhas quando possível” também ficará ativada por padrão na sua conta. Assim, em acessos futuros você não precisará digitar a sua senha. Bastará usar uma chave de acesso criada na sua conta Google.
Em maio de 2022, além do Google, Apple e Microsoft se comprometeram a adotar o suporte para passkeys em todos os seus serviços a partir de 2023. As companhias esperam que, em um futuro próximo, o uso de senhas seja eliminado e a navegação online seja mais segura — já que chaves de acesso dificultam o roubo de senhas.
Com informações: The Verge