Suporte a passkeys chega oficialmente ao Google

Tecnologia esteve em testes em 2022, mas agora está sendo disponibilizada para usuários do Google; qualquer pessoa pode ativar o recurso de segurança

Ricardo Syozi
Por
Logotipo do Google
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Na quarta-feira (3), o Google anunciou que finalmente começará a liberar o uso de passkeys em seus serviços. Essa será uma nova opção de segurança, mas que não substituirá instantaneamente o uso de senhas ou da verificação em dois fatores. A intenção da gigante de buscas é de eliminar a frustração dos usuários, enquanto aumenta a segurança nas contas.

Os testes do uso das passkeys no Google começaram em outubro de 2022, com o Android e o Chrome como as primeiras plataformas a receberem a novidade. Desde então, a marca planejava disponibilizar o recurso para todos os usuários assim que fosse possível.

O dia, enfim, chegou.

A partir de agora, é possível configurar o seu acesso à conta do Google “usando seu rosto, impressão digital, bloqueio de tela ou chave de segurança de hardware”.

Segundo a companhia, as passkeys (também conhecidas como chaves de acesso) “são mais fáceis de usar e oferecem mais segurança do que senhas, para que os usuários não precisem mais confiar nos nomes de animais de estimação, aniversários ou na infame senha123”.

Além disso, o Google afirma que “elas são resistentes a ataques online como phishing, tornando-as mais seguras do que coisas como códigos SMS únicos”.

Google Passkeys
Tela de criação de passkeys no Google (Imagem: Tecnoblog)

Como ativar as passkeys no Google

  1. Acesse a página de conta do Google e faça login;
  2. Selecione a opção de “Segurança” no menu do lado esquerdo;
  3. Clique em “Chaves de acesso” na parte de “Como você faz login no Google”;
  4. Em seguida, selecione a opção de “Usar chaves de acesso” e siga os passos para concluir.

Você também pode entrar na página de configuração de passkey e seguir os passos para deixar tudo preparado. No caso de contas do Workstation, os administradores vão ter a opção de habilitar essa forma de login futuramente.

chaves de acesso google
Você já pode ativar as chaves de acesso no Google (Imagem: Tecnoblog)

1Password também vai adotar as passkeys

Seguindo o rumo do Google e da Apple, o 1Password confirmou que também vai oferecer o recurso de chaves de acesso.

Um dos principais gerenciadores de senhas da atualidade informou que ainda em 2023 passará a permitir que seus usuários acessem a plataforma através das passkeys. “O recurso será desenvolvido na mesma base da Secret Key, aquela sequência única de 34 caracteres que reforça a segurança do login ou da recuperação de contas”.

Ademais, a companhia tem planos de deixar que as pessoas consigam transferir as chaves de acesso entre dispositivos, mas isso ainda não está definido. Vale aguardar por novidades oficiais.

Colaborou: Everton Favretto.

Com informações: Google.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados