FreeDOS, opção de código aberto ao MS-DOS, é atualizado depois de 6 anos

FreeDOS 1.3 chega trazendo novo kernel, nova interface de linha de comandos e um pacote renovado de softwares

Emerson Alecrim
Por
Jogos fazem parte do acervo de programas do FreeDOS (imagem: divulgação/FreeDOS)
Jogos fazem parte do acervo de programas do FreeDOS (imagem: divulgação)

Costumamos pensar em distribuições Linux para dar utilidade a um computador antigo, mas há outras opções por aí, com destaque para o FreeDOS. Esse sistema operacional de código-fonte aberto existe desde 1994 e, nesta semana, recebeu uma grande atualização — a primeira em quase seis anos.

Como o nome sugere, o FreeDOS é uma alternativa ao MS-DOS. O projeto surgiu depois que a Microsoft anunciou que não ofereceria mais suporte ao seu velho sistema operacional.

Há quem não tenha boas lembranças ao ouvir falar de FreeDOS porque esse sistema operacional foi — e ainda é — oferecido em computadores novos que não saem de fábrica com uma licença do Windows. A principal razão para essa escolha, provavelmente, é o fato de o FreeDOS rodar em praticamente qualquer computador x86.

Mais do que servir de “estepe” para PCs sem sistema operacional, o FreeDOS é um projeto capaz de reavivar diversos softwares desenvolvidos ou adaptados para MS-DOS, como os editores de texto Elvis e Pico, e os jogos Tetris Queen e Bolitaire, sem contar que o próprio usuário pode instalar programas.

FreeDOS 1.3

A versão mais recente do sistema operacional até então, a 1.2, havia sido lançada no final de 2016. Um tempo tão longo levanta a suspeita de que o projeto estava abandonado, mas não é o caso: o FreeDOS 1.3 foi lançado oficialmente nesta semana.

Entre os seus principais atributos, a novidade traz suporte ao sistema de arquivos FAT32 em PCs 8086, uma nova versão da interface de linha de comandos FreeCOM, um instalador melhor, um novo kernel, além de um novo conjunto de programas e jogos.

FreeDOS (imagem: divulgação/FreeDOS)
FreeDOS (imagem: divulgação)

FreeDOS 1.3: onde baixar

Você pode baixar o FreeDOS 1.3 a partir do site oficial. Há versões para instalação ou execução a partir de CD e USB (pendrive). Curiosamente, também há uma versão compactada que pode ser instalada a partir de um disquete — os desenvolvedores falam sério quando dizem que o projeto é compatível com PCs antigos.

Para quem está curioso, o vídeo abaixo contém uma demonstração de uma versão release candidate (pré-lançamento) do FreeDOS 1.3:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados