Samsung quer colocar até câmeras nos fones de ouvido para melhorar a IA

Aparelhos da marca Galaxy Buds poderiam estrear a novidade, segundo jornalista da Bloomberg. Apple e Meta também teriam plano parecido.

Felipe Freitas
• Atualizado hoje às 12:04
Resumo
  • A Samsung planeja instalar câmeras nos Galaxy Buds para integrar com tecnologias de IA e identificação de objetos.
  • Apple e Meta têm planos semelhantes para incorporar câmeras em seus dispositivos de áudio.
  • Projetos enfrentam desafios, como aumento de energia e riscos de privacidade.

A Samsung teria planos de instalar câmeras nos fones de ouvido Galaxy Buds, segundo fontes ouvidas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. De acordo com a publicação, a ideia seria combinar essas câmeras com tecnologias de inteligência artificial para auxiliar o usuário na identificação de objetos do mundo real. A ideia não parece estar longe do que o Google e Meta já mostraram com tecnologias para smart glasses.

Pelo que é entendido da publicação de Gurman, que relata também novidades no segmento de RA da Meta, a ideia da Samsung é similar ao Projeto Astra do Google. No fim de 2024, a big tech divulgou um protótipo de óculos smart que permite ao usuário olhar para lugares e pedir informações ao Gemini, IA generativa da empresa.

Por que a Samsung quer instalar câmeras no Galaxy Buds?

A Samsung pode instalar câmeras nos fones Galaxy Buds para ampliar o uso do Galaxy AI, sua IA generativa lançada em 2024. O serviço da sul-coreana está cada vez mais integrada nos produtos da marca, ainda que a linha Galaxy S25 ganhou mais ferramentas do Google Gemini.

A maioria das empresas está querendo jogar IA em todos os produtos possíveis. Em partes isso traz uma certa inovação aos dispositivos. Por outro, pode soar saturado e sem grandes reflexos reais na experiência do usuário. Gurman também diz que suas fontes relataram que a Apple e a Meta quer fazer o mesmo — sim, a Meta está desenvolvendo um fone de ouvido sem fio rival.

As dificuldades desses projetos envolvem uma bateria maior e, consequentemente, fones de ouvidos maiores. Afinal, a câmera precisa de mais espaço e ela aumentará o gasto energético do produto. E claro, o processamento das tarefas de IA ficariam com o smartphone — como já ocorre com o Ray-Ban Meta e deve ocorrer com o futuro smart glass da Samsung.

Câmeras em fones de ouvido são riscos à privacidade?

Sim, pois o usuário pode não perceber que está sendo gravado. Porém, caso os fones de ouvido com câmera da Samsung e da Apple sejam de fato lançados, é provável que eles usem alguma luz no corpo do dispositivo para informar que a câmera está ativa. O Ray-Ban Meta conta com esse elemento.

Mas sim, a pessoa pode não perceber que está sendo filmada se não bater o olho nos fones de ouvidos.

Com informações de Bloomberg e Android Authority

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.