Galaxy S20 FE com chip Exynos recebe Android 12 e One UI 4 no Brasil

Samsung libera Android 12 com One UI 4 para o Galaxy S20 FE no Brasil; atualização traz novidades de privacidade, no design e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S20 Fan Edition (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung está atualizando mais um celular para o Android 12 no Brasil. O Galaxy S20 FE começou a receber, nesta quarta-feira (16), a One UI 4 que engloba a nova versão do sistema e as novidades da interface da marca sul-coreana. O update já está disponível para os modelos com o processador Exynos 990 na ficha técnica.

A nova versão do sistema operacional foi liberada depois do Galaxy S21, S10, entre outros. Em novembro, a Samsung disponibilizou uma lista de dispositivos elegíveis ao Android 12. Mais tarde, em janeiro, o Galaxy S20 FE com Snapdragon 865 recebeu o update. Agora é a vez da edição com Exynos (SM-G780F) ser agraciada.

Importante ressaltar que a One UI 4 para o Galaxy S20 FE está sendo liberada em etapas. Isto significa que, caso o seu celular ainda não indique que há uma nova versão do sistema para ser instalada, é preciso aguardar até que a liberação aconteça. O update também só está disponível para unidades adquiridas no varejo (ZTO).

Galaxy S20 FE com Exynos 990 recebe Android 12 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Galaxy S20 FE com Exynos 990 recebe Android 12 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Galaxy Note 20 Ultra também recebe Android 12

O Galaxy S20 FE com Exynos não é único a ser atualizado para o Android 12. Na semana passada, a Samsung começou a distribuir a atualização para o Galaxy Note 20 Ultra no Brasil. A atualização chegou aos usuários alguns instantes após a liberação do update para a edição convencional e para o Galaxy A52 4G.

Outros celulares também já contam com a nova versão do sistema operacional. É o caso do Galaxy S21, S21 e S21 Ultra: o trio começou a receber o update ainda em dezembro. Mas, devido a problemas com o Google Play, a Samsung suspendeu a distribuição poucos dias depois. O processo de atualização só foi retomado em janeiro.

Mais tarde, a Samsung disponibilizou a One UI 4 com Android 12 ao Galaxy S20 FE com Snapdragon 865, Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra. A linha Galaxy S10 também recebeu a atualização em janeiro.

One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)

Como atualizar o Galaxy S20 FE e o Note 20 Ultra?

Os usuários geralmente recebem uma notificação para informar que há uma atualização disponível. Caso o aviso seja emitido no seu celular, é só acessá-lo e seguir as instruções para prosseguir com a instalação. Mas se o alerta não aparecer, é possível fazer uma verificação manual. Saiba como:

  1. Abra as configurações do celular;
  2. Acesse a opção “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e instalar”;
  4. Aguarde a conclusão da verificação.

O sistema irá verificar se há alguma novidade disponível. Se houver, você só precisa seguir as instruções para instalar a One UI 4 com Android 12 no seu celular. Também é importante relembrar que é recomendável fazer um backup de todos os seus dados para evitar perdas caso aconteça algum problema no processo.

Outra dica é atualizar o celular pela rede Wi-Fi, para não gastar seu plano de dados, com a bateria cheia e ligado na tomada.

Samsung Galaxy S20 FE (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S20 FE (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O que há de novo na One UI 4 com Android 12?

A One UI 4 é a nova versão da interface da Samsung para celulares e tablets. Além de ser baseada no Android 12, a atualização anunciada em setembro engloba novos recursos de privacidade, como o indicador para alertar se a câmera ou microfone estão em uso. O sistema também tem um painel para administrar permissões de apps.

Também há melhorias visuais. Seguindo o Material You, o novo design que surgiu junto ao lançamento do Android 12 em outubro, as cores dos elementos da interface de acordo com o papel de parede escolhido pelo usuário. O update ainda traz o par de emojis, novas opções para editar fotos pela Galeria e outras novidades.

A One UI 4 ainda traz um atalho para fazer pagamentos e transferências via Pix para instituições financeiras elegíveis. O app Câmera agora é capaz ler o QR Code para fazer transações através da plataforma do Banco Central (BC). Assim, não é preciso primeiro abrir o aplicativo do banco para depois fazer a leitura.

Confira todas as novidades do Android 12.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados