Galaxy S8 e S8+, com quase 5 anos, recebem updates após fim do suporte
Samsung removeu Galaxy S8 e S8+ da lista de suporte em maio, mas aparelhos recebem a segunda correção de segurança desde então
Samsung removeu Galaxy S8 e S8+ da lista de suporte em maio, mas aparelhos recebem a segunda correção de segurança desde então
A Samsung encerrou o suporte dos modelos Galaxy S8 e S8+ este ano, mas, aparentemente, não foi o fim da linha: ela ainda solta umas atualizações de segurança de vez em quando. A mais nova apareceu nesta sexta-feira (17) para usuários da França.
O novo firmware tem o código G95xFXXUCDUK1 e possivelmente chegará a outros mercados nos próximos dias. Ele traz o patch de novembro de 2021, que conta com correções de dezenas de vulnerabilidades de privacidade e segurança.
A atualização de segurança chega depois de a Samsung ter anunciado o fim do suporte ao aparelho em maio, mais de quatro anos após o lançamento do modelo.
Em tese, isso significava que o aparelho não iria receber mais nenhuma correção, nem mesmo para corrigir vulnerabilidades. Só que não foi bem isso que aconteceu.
Os dois smartphones voltaram a ganhar correções em setembro. A distribuição começou pela Bolívia. O firmware G95xFXXUCDUE1 trazia o patch de maio de 2021 e consertava problemas de segurança e privacidade.
O Galaxy S8 e o S8+ perderam oficialmente o suporte esse ano, mas a falta de atualizações vem desde bem antes. Em novembro de 2019, a Samsung publicou sua lista de aparelhos que receberiam o Android 10, e nenhum dos dois estava nela.
Ambos foram lançados com o Android 7.0 Nougat em março de 2017 e atualizados até a versão 9, também conhecida como Pie, em fevereiro de 2019. O Galaxy Note 8 também parou por aí.
Em outubro do ano passado, a empresa sul-coreana lançou uma nova política e agora promete três anos de atualização do sistema operacional para vários de seus smartphones e tablets.
Se o Galaxy S8 e S8+ perderam o status oficial de suporte (apesar de continuarem recebem atualizações como a de hoje), o mesmo não pode ser dito de outros modelos relacionados. É o caso do Galaxy S8 Active e do Galaxy S8 Lite.
O Active era uma versão com tela plana e maior resistência. Ele continua a receber atualizações trimestrais de segurança. Já o S8 Lite, um modelo mais barato e simples, ainda ganha correções duas vezes por ano.
Com informações: SamMobile