Google lança exposição virtual sobre futebol feminino no Brasil

A coleção Museu do Futebol reúne histórias do período em que a modalidade era proibida

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Seleção Brasileira Feminina, durante a Copa do Mundo de 1995

Ainda que tenham conquistado diversos títulos na Seleção, as mulheres nem sempre puderam praticar futebol no Brasil. Entre 1941 a 1979, a modalidade feminina esteve formalmente proibida no país. As histórias desse período foram reunidas em uma exposição do Google Arts & Culture.

Criada em parceria com o Museu do Futebol, a coleção Museu do Impedimento pode ser acessada neste link. Com 205 fotografias, além de relatos de atletas, documentos e artigos de jornais, a plataforma tem seis exposições sobre mulheres que enfrentaram a proibição e continuaram realizando seus jogos.

As atletas da Ponte Preta de Jacareí (SP), por exemplo, pressionaram pelo fim da proibição do futebol feminino, em 1969. Camisa 10 daquela equipe, Luci afirma que o objetivo era “acabar com mais esta discriminação odiosa”.

A coleção também destaca histórias de Lea Campos, a primeira árbitra do futebol brasileiro, e Mariléia dos Santos, mais conhecida como “Michael Jackson”. Ela esteve na primeira Seleção Brasileira Feminina, criada em 1988, e disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 1995.

De acordo com o Google, o projeto foi criado de maneira colaborativa, a partir do material enviado por outras pessoas durante o mês de junho. Em seguida, o Museu do Futebol realizou uma curadoria e dividiu o material nas seis exposições.

“Recebemos dezenas de fotos, relatos e manchetes de jornais de várias regiões do país e agora podemos mostrar ao público relatos incríveis de mulheres que influenciaram o futebol feminino como ele é hoje. A história desse período não está mais em branco”, diz a gerente de marketing do Google Brasil, Maria Clara Fleury.

“Esse projeto é único pois, além de cumprir missão, também tem o potencial de empoderar mulheres que sempre desejaram se ver representadas na história do esporte mais popular do planeta”, diz a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonis.

Até 20 de outubro, o Museu do Futebol mantém a exposição Contra-Ataque! As Mulheres no Futebol, em São Paulo. O Google Arts & Culture também disponibiliza outras exposições e mais itens do acervo do museu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados