Google deixará claro se app da câmera colocar filtros em selfies

O Google quer transparência e controle para o usuário que está tirando selfies com filtros, trocando alguns termos como "natural"

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
android selfie google

O Google anunciou que está mudando a forma como as câmeras frontais de aparelhos Android vão tratar filtros de embelezamento, primeiro em smartphones Pixel. A ideia é de desligar os retoques automáticos que já estão ligados por padrão, além de colocar mais informações sobre o que e como foi alterado.

A mudança aconteceu após pesquisa interna do Google, que fez o gigante das buscas notar que 70% de todas as fotos armazenadas no Google Fotos foram tiradas com a câmera frontal, com mais de 24 bilhões identificadas como selfies pela plataforma de backup. O que chamou atenção é que em muitos casos, as fotos são retocadas de forma automática e sem o usuário sequer saber que a imagem não representa a pessoa do outro lado da lente, e isso nem sempre resulta em pessoas animadas com o resultado.

“Conduzimos múltiplos estudos e falamos com crianças e especialistas em saúde mental ao redor do mundo, para descobrir que quando você não está ciente de que uma câmera ou aplicativo aplicou um filtro, as fotos podem ter impacto negativo no bem-estar mental. Esses filtros padrão podem definir discretamente um padrão de beleza com o qual algumas pessoas se comparam”, diz o Google.

Google quer dar mais transparência e controle ao usuário

A ideia é de impedir que um padrão de beleza seja aplicado, principalmente quando a pessoa sequer habilitou qualquer filtro. O Google quer colocar nas mãos do usuário o poder de escolha, principalmente quando o assunto é alterar a forma do corpo, desde a remoção de marcas como espinhas, indo até afinamento de rosto ou trocar o tom da pele.

smartphone alerta usuário google que esta com filtro

Para ajudar a espalhar o pensamento, este objetivo foi inserido no guia que desenvolvedores seguem quando criam apps para Android. Não são regras, mas sim algumas indicações do que deve estar nos aplicativos de câmera ou de edição. Elas incluem remover o ícone de embelezamento para outro que mais parece um lápis perto do rosto, além de exibir alerta quando um filtro que suaviza a pele está ativado antes mesmo de tirar a foto.

Pixel 4a e 5 são os primeiros Pixel sem filtro ativado por padrão

Os primeiros aparelhos que começam a alterar estes parâmetros são os Pixel 4a, 4a (5G) e o novo Pixel 5. Eles já chegam ao mercado sem qualquer retoque do rosto do usuário ativado de fábrica. Em uma atualização que será enviada em breve, o Google trocará alguns termos e explicará mais como cada retoque do rosto irá alterar o usuário – como afinar o queixo, levantar o nariz ou tirar marcas de expressão.

Dentro de aplicativos que estão repensando alguns termos e atitudes neste sentido, o gigante das buscas destaca alguns como o Snapchat. Segundo o Google, o app de câmera da rede social sempre é ativada sem qualquer filtro inserido previamente e o usuário precisa adicionar manualmente os efeitos, quando quer algum. Já o Lens Studio utiliza termos diferentes, sem chamar de “embelezar” para o retoque do rosto.

A adoção destes novos termos e a mudança na forma como as câmeras alteram os usuários depende das fabricantes e desenvolvedores tomarem parte nesta ideia. Certamente os resultados começarão a aparecer em maior número no futuro próximo.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados