Google e Samsung se unem para facilitar a sincronização de dados de saúde

Health Connect vai oferecer suporte a vários tipos de dados para simplificar o compartilhamento de informações entre aplicativos

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Health (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O compartilhamento de informações de saúde entre plataformas não é lá uma experiência muito fácil. Mas o Google e a Samsung pretendem facilitar este processo com o Health Connect, uma ferramenta que vai ajudar na sincronização de dados de batimentos cardíacos, exercícios, sono e mais entre aplicativos. A novidade, que ainda está em fase de testes, já pode ser usada por desenvolvedores de apps para Android.

O recurso foi anunciado no Android Developers Blog. Segundo o Google no dia 11, a ferramenta oferece um conjunto de APIs para acessar e compartilhar dados de saúde e condicionamento físico com segurança entre dispositivos Android. E, claro, tudo isso com o consentimento do usuário, que terá de permitir o repasse das informações.

“Os usuários terão controle total sobre suas configurações de privacidade, com controles granulares para ver quais aplicativos estão solicitando acesso aos dados a qualquer momento”, afirmaram. “Os dados no Health Connect estão todos no dispositivo e criptografados.”

Health Connect vai suportar mais de 50 tipos de dados (Imagem: Reprodução/Google)
Health Connect vai suportar mais de 50 tipos de dados (Imagem: Reprodução/Google)

Health Connect ajudará a compartilhar dados de saúde

O Health Connect oferece suporte a mais de 50 tipos de dados de saúde. Assim, o usuário poderá levar as informações de atividades físicas e pressão sanguínea de um aplicativo para outro sem muitas dificuldades. E já há algumas plataformas que estão adotando a solução, como o Fitbit, Google Fit e o Samsung Health.

“Temos trabalhado com desenvolvedores como MyFitnessPal, Leap Fitness e Withings como parte de um programa de acesso antecipado”, afirmaram. “A partir de hoje, todos os desenvolvedores podem ter acesso ao conjunto comum de APIs do Health Connect para Android por meio do Android Jetpack.”

A novidade é promissora e pode ajudar quem possui um smartwatch da Fitbit e queira migrar para um Galaxy Watch 4, por exemplo. Todavia, ainda não há previsão de lançamento do Health Connect a todos os usuários. Também não se sabe se o Google vai trabalhar com a Apple no futuro para implementar a API no iPhone.

Com informações: Android Developers BlogSamsung e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados