Bug no Google deixa em branco páginas de resultados de busca
Quando você pesquisa "Google" no Google, nada acontece. Mapa mostra que falha está concentrada no Brasil
Quando você pesquisa "Google" no Google, nada acontece. Mapa mostra que falha está concentrada no Brasil
O Google apresentou uma instabilidade curiosa nesta sexta-feira (13): as páginas de resultados de busca para diversos termos estavam em branco para determinados usuários. O problema afetava a primeira página de resultados, que chegava a mostrar pesquisas relacionadas, informações adicionais e links para compra de produtos, mas não exibia os resultados orgânicos.
O Tecnoblog apurou que a falha ocorria desde, pelo menos, 15h45. O bug parecia afetar somente a página 1 dos resultados de busca: ao avançar para a segunda página, surgiam os resultados que normalmente estariam na primeira. Nem mesmo o termo “google” se salvou:
No Twitter, usuários brasileiros também notaram a falha:
– pandemia
– reclusão domiciliar
– google fora do arbom, o fim é evidente pic.twitter.com/FJ6mgIfdD7
— felipe (@felipecoazz) March 13, 2020
Muito estranho: Quando eu pesquiso sobre o Redemsivir no google (medicamento que tá sendo testado pra combater o CoViD-19), ele simplesmente se RECUSA a me dar resultados. Branco. Tá assim pra mais alguém? pic.twitter.com/JPFkvAwxEL
— Renan de Araujo (@Araujo_Renan) March 13, 2020
https://twitter.com/Kaluan_/status/1238541565536198657
Alô @googlebrasil as buscas estão em branco. 🧐
Os ads estão funcionando, mas orgânicos nadinha. pic.twitter.com/FL6ZJhKzpA— Melissa Cruz Cossetti 🦄 (@melissajorn) March 13, 2020
Certos termos de busca retornavam apenas propagandas na primeira página, como é o caso de “Gmail”: havia apenas uma publicidade para o G Suite, produto do Google que fornece e-mail, calendário, aplicativos de colaboração e outros serviços para empresas.
Por ironia do destino, a busca por “Bing” exibia normalmente os resultados orgânicos:
De acordo com o site Downdetector, que recebe relatos de instabilidades em serviços online de usuários ao redor do mundo, o aumento nas reclamações começou por volta das 15h30. Um mapa mostra que a falhava está concentrada no Brasil. O serviço começou a ser normalizado por volta das 16h55.
O Tecnoblog em contato com o Google para obter um posicionamento. Após confirmar uma investigação do problema, a gigante de buscas confirmou o inconveniente mas garantiu que as pesquisas já voltaram a funcionar.
“Alguns usuários reportaram instabilidade nos resultados de pesquisa durante um breve período. Trabalhamos para resolver a situação e a Busca já está funcionando normalmente. Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado”, diz a nota.
*Atualizado às 18h50.
Leia | Como tirar o Yahoo da barra de pesquisa do Google Chrome