Google Fotos libera novo editor de fotos e vídeos no iPhone e iPad

Google Fotos ganhou recursos no iPhone e iPad poucos dias depois da Apple anunciar novidades para a galeria de imagens do iOS 15

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google divulgou na última terça-feira (8) o início da disponibilidade de um novo editor para fotos e vídeos dentro do Google Fotos, em um iPhone, iPad ou iPod Touch. A novidade já estava nas mãos de usuários com um Android e permite mais ajustes, incluindo até mesmo o uso de inteligência artificial para sugerir algumas mudanças para o conteúdo selecionado.

No começo deste mês o Google Fotos deixou de oferecer espaço ilimitado para armazenamento em nuvem, mas ao mesmo tempo passou a entregar mais funções para quem escolheu ficar com este serviço de backup. Um deles é um novo editor de fotos e vídeos, já presente em smartphones e tablets Android desde os últimos meses do ano passado.

Os novos recursos adicionados neste pacote de novidades incluem uma nova aba dedicada exclusivamente para ajustes sugeridos pela inteligência artificial para fotos, depois de muito aprendizado de máquina pelo próprio Google. A análise feita pela ferramenta do gigante das buscas leva em conta pontos como brilho e contraste, indo além do já presente filtro automático.

Mesmo depois de editada, uma foto ainda pode ser analisada pelo usuário que também terá todos os controles alterados em sua mão, para modificar algo sugerido pelo Google e que pode não ter ficado tão bom assim.

Já para vídeos, o novo editor oferece a possibilidade de recortar um trecho, rotacionar todo o clipe, cortar apenas uma área de toda a resolução, ajustar detalhes como contraste, brilho e saturação, além de aplicar filtros. Assim como acontece com as fotos, na hora de alterar este tipo de conteúdo o Google Fotos vai sugerir mudanças com base em seu aprendizado de máquina, tornando as alterações mais simples de aplicar por todas as pessoas.

Google Fotos pode perder usuários do iOS para a Apple

No começo de junho a Apple demonstrou diversas novidades previstas para o iOS 15, nova versão do sistema operacional móvel da empresa e que poderá ser baixada até mesmo pelos antigos iPhone SE de primeira geração e iPhone 6S. Junto de detalhes para privacidade e para o FaceTime, um pacote generoso de novos recursos para a galeria de fotos chamou a atenção.

O foco da Apple está justamente em quem utiliza o Google Fotos e está descontente com a mudança do modelo de negócios deste backup. A lista de novas possibilidades para quem prefere guardar as fotos e os vídeos dentro do próprio iPhone ou no iCloud inclui selecionar e copiar textos dentro das imagens, busca visual para encontrar um arquivo específico e também mais ferramentas para memórias, onde várias mídias são agrupadas em um só assunto.

Até mesmo uma espécie de Google Lens está disponível dentro da galeria do iOS, entregando informações sobre a raça de um gato fotografado, dados sobre um ponto turístico conhecido ou detalhes sobre plantas, livros e até mesmo pinturas famosas.

Quase todos estes pontos já estão presentes no Google Fotos, além do próprio editor de vídeos e fotos que o iOS proporciona diretamente em sua galeria. Este pode ser o motivo do gigante das buscas liberar as novas funções para seu app somente agora, tantos meses depois dos mesmos recursos chegarem ao Android: não perder usuários.

Os novos recursos do Google Fotos para usuários com um iOS em mãos começam a chegar aos poucos, sem depender de uma versão específica do aplicativo instalado.

Com informações: 9to5Google e Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados