Google Fotos vai remover backup ilimitado de imagens e vídeos

Assim como arquivos na qualidade original, backup em alta qualidade passará a contar para limite do Google Fotos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google anunciou nesta quarta-feira (11) que mais arquivos passarão a ser contabilizados no limite de armazenamento de contas. A principal mudança envolve o Google Fotos, que deixará de oferecer backup ilimitado de imagens e vídeos em alta qualidade. A partir de 1º de junho de 2021, o espaço que eles ocupam passará a ser contado pelo serviço, como acontece com o backup de fotos e vídeos na qualidade original.

Em seu comunicado, a empresa afirmou que a decisão não vai afetar quem fizer o backup de fotos e vídeos em alta qualidade até 1º de junho. Os arquivos enviados dentro do prazo seguirão disponíveis no Google Fotos sem contarem para o limite de armazenamento. Após a data, eles passarão a consumir o espaço oferecido na conta do Google — o plano gratuito oferece 15 GB.

A companhia afirma que a maioria dos usuários deverá continuar usando o Google Fotos por alguns anos antes de precisar recorrer a uma assinatura. “Mais de 80% de vocês ainda devem ser capazes de armazenar mais três anos de memórias com seus 15 GB gratuitos de armazenamento”, destacou.

Para ajudar no planejamento, a empresa oferece uma página com a projeção de por quanto tempo você ainda terá espaço na versão gratuita. Disponível neste link, a estimativa se baseia em seu backup de fotos e vídeos, além de arquivos no Google Drive e conteúdos no Gmail.

Google Fotos tem estimativa sobre seu armazenamento (Imagem: Divulgação/Google)

Google Fotos tem estimativa sobre seu armazenamento (Imagem: Divulgação/Google)

Google Docs também vai consumir limite

O Google anunciou ainda que o Google Docs também passará a contar no armazenamento. Os documentos criados com ferramenta começarão a consumir o espaço em 1º de junho de 2021. Como ficou decidido para o Google Fotos, todos os arquivos criados dentro do prazo não serão considerados no limite da conta.

Segundo o Google, mais de 4,3 milhões de GB são enviados diariamente ao Gmail, Drive e Fotos. A empresa afirmou que as mudanças na política de armazenamento são necessárias para fornecer “uma ótima experiência e para acompanhar a demanda crescente”.

Com informações: Google (2)

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Temas populares