Google Maps começa a alertar sobre incidentes na via graças ao Waze
Seguindo aprimoramentos anunciados em julho, Google Maps finalmente começa a exibir alertas gerados no Waze, ainda que para poucos usuários
Seguindo aprimoramentos anunciados em julho, Google Maps finalmente começa a exibir alertas gerados no Waze, ainda que para poucos usuários
Não estranhe se você se deparar com alertas de acidentes ou de operações policiais no Google Maps. Graças a uma integração maior com o Waze, o serviço de mapas padrão da companhia começou a exibir alertas em tempo real sobre o que acontece no percurso do usuário.
É algo que já era esperado. No final de julho de 2024, o Google anunciou uma função no Maps que torna mais fácil reportar incidentes na via, como acidentes, buracos no pavimento e congestionamentos. Além disso, o serviço passou a compartilhar mais dados com o Waze, que também pertence à Alphabet, conglomerado que controla o Google.
Com essa integração, o Google Maps pode exibir alertas de incidentes gerados no Waze e vice-versa. Faz sentido. Se a Alphabet é dona dos dois serviços, por que não integrá-los de modo que um possa melhorar a experiência de uso do outro?
Só havia um porém: os efeitos dessa maior integração estavam demorando. A boa notícia é que usuários começaram a relatar em canais como o Reddit que alertas do Waze já estão aparecendo no Google Maps.
Para poucos usuários, mas estão. No momento, os alertas dizem respeito somente a operações policiais, explica o 9to5Google. Mas outros tipos de incidentes nas vias serão exibidos em breve. Em todos os casos, o Google Maps informará que aquele alerta foi gerado originalmente no Waze.
Além de dar o alerta em si, o Google Maps perguntará se o incidente ainda está ocorrendo, se a pessoa passar pelo local, dando a opção a ela de responder “sim” ou “não”. Com isso, os usuários do Google Maps podem deixar os alertas mais precisos no próprio Waze.
Só não está claro quando o compartilhamento de informações sobre incidentes será liberado para todos os usuários e de modo a envolver vários tipos de alertas. Mas mantenho as esperanças de que seja algo para um futuro realmente próximo.
Se o Google Maps e o Waze são serviços de mapas, não seria coerente por parte da Alphabet tornar ambos os serviços uma coisa só? Na primeira olhada, talvez, mas a companhia mantém os dois serviços separadamente porque cada um atende a públicos específicos.
Basicamente, o Google Maps é utilizado por um público mais amplo, que inclui não só motoristas, mas aqueles que se locomovem via transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. Já o Waze é usado com mais frequência por condutores de veículos automotores, incluindo aqueles que o fazem de modo profissional, a exemplo de motoristas de aplicativo ou de transportadoras.
Uma eventual fusão entre os dois serviços pode até ocorrer um dia, mas, por ora, manter cada um em seu próprio espaço é uma questão de estratégia. Estima-se que o Google Maps tenha 2 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. Já o Waze tem 151 milhões, de acordo com estimativas referentes ao final de 2022. Se é assim, vale a máxima de não mexer em time que está ganhando.