Google mostra como Android 14 vai melhorar ação de voltar à tela anterior
Em apresentação para desenvolvedores, Google mostrou funcionalidade que promete mais imersão dentro de um app
Em apresentação para desenvolvedores, Google mostrou funcionalidade que promete mais imersão dentro de um app
Por mais que o Android 13 mal tenha chegado aos smartphones, já é hora de olhar para o futuro — mesmo que isso signifique voltar uma página. Explicando o que o Google mostrou (e também a piada ruim), o próximo Android terá uma mudança na função de voltar a página. No próximo ano, o sistema operacional permitirá uma “animação” da página anterior ao arrastar para voltar.
A ferramenta é uma “evolução” da funcionalidade do Android 13. O mais recente SO do Google permite que o usuário veja uma prévia da tela inicial do smartphone para não fechar o app por acidente. Entretanto, a troca “seca” das páginas parece continuar atrapalhando.
A solução encontrada pelo Google para resolver esse problema tem uma etapa simples e direto: todo app poderá mostrar uma prévia da página anterior dentro do aplicativo — similar ao que ocorre no iOS.
Veja como foi a demonstração da funcionalidade no Android Dev Summit 2022:
A semelhança com o iOS fica nessa parte da prévia. O formato adotado para a exibição é diferente. Enquanto no iPhone a página anterior é “puxada”, mostrando primeiro o que está à direita da tela, no Android 14 a página atual encolherá dentro do aplicativo — como se ela “entrasse” no botão do qual ela saiu. Mas claro, como a animação será personalizada, cada app pode recriar seu próprio modelo. O exemplo usado no evento foi feito em um “Google Calendar”.
Na apresentação, Rebecca Gutterridge, engenheira de software do Android, explica que o ato de sair do app sem querer foi batizado pela equipe de “falsing” — “falseando” na tradução direta. Para trazer uma evolução tão rápido ao falsing, parece que o Google prestou muita atenção na funcionalidade durante o beta do Android 13. Inclusive, deveria ter lançado essa funcionalidade junto do atual sistema operacional.
Com informações: 9to5 Google, Gizmochina e Android Police