Google Tradutor fará transcrições em tempo real para outros idiomas
Transcrições devem chegar ao Google Tradutor para Android nos próximos meses
Transcrições devem chegar ao Google Tradutor para Android nos próximos meses
O Google Tradutor (Google Translate) foi ficando mais preciso nas traduções no decorrer dos últimos anos. Isso deu margem para o Google apostar em mais uma função: em breve, a ferramenta será capaz de fazer transcrições traduzidas praticamente em tempo real.
É verdade que o Google já tem uma ferramenta de transcrição. Não muito conhecida, mas tem: trata-se do Google Gravador (Google Recorder). O grande diferencial da nova função do Google Tradutor é que, em vez de simplesmente transcrever a fala original, a ferramenta irá processar o texto obtido para traduzí-lo.
Algum atraso entre a fala do interlocutor e a transcrição poderá ser notada, afinal, o Google Tradutor terá que decidir como fazer a tradução e, para isso, precisará analisar a fala em blocos. Mesmo assim, o processo como um todo promete ser bem rápido.
Pelo menos as demonstrações que o Google tem feito sugerem que o Tradutor já é relativamente ágil nas transcrições. Testes já estão sendo feito entre o inglês e vários outros idiomas, como espanhol, alemão e francês.
É claro que as condições precisam ser favoráveis para a transcrição ser satisfatória. O Google explica que a qualidade do microfone ou interferências na captação do áudio podem afetar o resultado. O mesmo vale para a qualidade da conexão à internet: a combinação de transcrição e tradução não é feita no smartphone, mas nos servidores da companhia.
As possíveis limitações não impedem o Google de manter uma meta ousada para a ferramenta: Nick Radicevic, gerente de produtos da companhia, diz que o objetivo é fazer o resultado da nova função ser comparável à tradução efetuada por um nativo na língua.
Ainda não há data para a estreia oficial do novo recurso do Google Tradutor, mas a expectativa é a de que a novidade seja liberada nos próximos meses para a versão do aplicativo para Android. O Google não comenta, mas também podemos esperar novidades para a versão do Tradutor no iOS.