Google Tradutor

As versões móveis do Google Tradutor (Google Translate) ficaram mais espertas, bem mais espertas: como adiantaram os rumores do início da semana, a ferramenta agora é capaz de fazer tradução a partir de imagens e voz em tempo real.

A tradução de frases presentes em imagens é esperada desde maio de 2014, quando o Google adquiriu o Word Lens Translator, app que faz este trabalho com maestria.

O Google Tradutor já tinha uma função do tipo, mas muito limitada: você tinha que tirar uma foto e só então o app a analisava para reconhecer palavras e efetuar a tradução. Agora tudo funciona de maneira praticamente instantânea: aponte a câmera para uma placa, por exemplo, e o aplicativo mostrará a tradução ali mesmo, sobrepondo o texto original na tela.

Sim, trata-se de uma função similar àquela que já é oferecida pelo Bing Translator para Windows Phone.

google_tradutor_imagens

Segundo o Google, a tradução instantânea por imagens funciona do inglês para alemão, espanhol, francês, italiano, português e russo (e vice-versa), mas a empresa já trabalha para ampliar o número de idiomas e combinações suportadas.

O atual estágio já se mostra bastante útil, não? O mesmo pode ser dito da tradução a partir de voz. O Google Tradutor já tinha capacidade de fazê-lo, mas, novamente, de maneira limitada – não podia reconhecer o idioma automaticamente, por exemplo.

Com a atualização, você precisa apenas apertar o botão de microfone. O app “ouvirá” a pessoa que estiver falando, identificará o seu idioma, converterá o áudio captado em texto e fará a tradução para a língua padrão (ou outra que também tiver sido detectada). Tudo acontece em tempo real, como já informado, assim, conversar fluidamente com pessoas que falam línguas diferentes tende a ser uma tarefa menos desafiadora.

Estas novidades estarão disponíveis no Google Tradutor para Android e iOS (inicialmente, pensava-se que só a primeira plataforma teria os recursos prontamente). Os updates serão liberados para todos os usuários no decorrer dos próximos dias.

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.