Hormometer é medidor de hormônios que usa seu celular para os resultados
Empresa de tecnologia em saúde Eli Health promete liberar primeira versão do seus testes de cortisol e progesterona ainda neste mês
Empresa de tecnologia em saúde Eli Health promete liberar primeira versão do seus testes de cortisol e progesterona ainda neste mês
A Eli Health, empresa de tecnologia para saúde, apresentará na CES 2025 o Hormometer, um dispositivo para monitorar alguns hormônios no corpo com auxílio do celular. O Hormometer permite checar os níveis de cortisol e progesterona. Os níveis desses hormônios são avaliados a partir da saliva e os resultados mostrados no celular.
Alterações nos níveis de progesterona e cortisol podem estar associados a várias doenças, como cisto no ovário ou cansaço e fraqueza. O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, já que uma das suas funções é regular como o corpo reage nessas situações. Já a progesterona é um hormônio com mais presença nas mulheres.
O visual do Hormômetro (sua tradução direta) se assemelha aos testes de gravidez de farmácia (sem precisar de urina, claro). Ele também possui um mini visor no seu corpo, mas ele não mostra o resultado. Afinal, toda a ideia do produto é monitorar hormônios, não te dar um diagnóstico qualquer.
Através da câmera do celular e do app da Eli Health, o usuário registra uma foto do Hormometer. O aplicativo então avalia o que é exibido no mini visor (cores e padrões) e o algoritmo interpreta essas informações. Assim é exibido a quantidade dos hormônios no corpo do usuário.
Não, mas a Eli Health espera iniciar as vendas do beta do Hormometer ainda neste mês. O serviço funcionará a partir de uma assinatura — a era do SaaS chegou para ficar, não adianta reclamarmos. O plano mais barato custará US$ 8 por mês, com a opção de o cliente optar pela assinatura de um ou dois tipos de testes.
A Eli Health informou que no futuro espera lançar testes para outros tipos de hormônios. Contudo, a empresa está apenas registrada na FDA (Food and Drug Administration, agência americana equivalente à nossa Anvisa). Na prática isso significa que ela recebeu a certificação ou aprovação da FDA que comprova a precisão dos testes.
Em sua defesa, a Eli Health afirma que o teste de cortisol atingiu 97% das exigências do órgão em testes feitos em laboratórios aprovados pela FDA, enquanto o resultado do exame de progesterona foi de 94%. O Hormometer será exibido na CES 2025, principal feira de tecnologia do mundo. O Tecnoblog está em Las Vegas para a cobertura do evento.
Com informações de The Verge e Venture Beat