Nvidia e HP lançam monitor gamer 4K de 65 polegadas com G-Sync

Nvidia criou padrão BFGD (Big Format Gaming Display) para telas 4K com suporte a HDR e tecnologia G-Sync

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O HP Omen X Emperium é o primeiro monitor gamer a adotar o padrão BFGD (Big Format Gaming Display) criado pela Nvidia. Trata-se de uma tela 4K de 65 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, suporte a HDR e tecnologia G-Sync. Ele roda Android TV e conta com um soundbar; infelizmente, o preço é relativamente alto.

HP Omen X Emperium tem chipset da Nvidia para G-Sync

O destaque do BFGD fica para a tecnologia proprietária G-Sync HDR. Um chipset da Nvidia sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo em tempo real. Ela promete uma experiência mais fluida e responsiva, praticamente sem lag entre pressionar o joystick e ver a resposta.

O primeiro BFGD é o HP Omen X Emperium. Ela tem brilho de 1.000 nits, reproduz 95% do espectro de cores DCI-P3, e usa um painel Quantum Dot da HP presente em monitores de desktop — é baseado em um display PLS da Samsung, semelhante ao IPS.

Este monitor vem com Nvidia Shield integrado, e por isso roda Android TV. É possível fazer streaming de Netflix, Amazon Prime Video e YouTube; além de usar comandos de voz com o Google Assistente através do controle remoto.

São três portas HDMI 2.0, uma DisplayPort, duas portas USB e mais duas portas USB para carregamento. Há ainda um soundbar que vem incluso com três amplificadores estéreo. A experiência é ideal “para uma sala de jogos ou até mesmo para sua sala de estar”, diz a Nvidia em comunicado.

O HP Omen X Emperium está em pré-venda por US$ 4.999, com entrega prevista para fevereiro. É um preço salgado: as TVs deste ano prometem HDMI 2.1 e 4K a 120 Hz nativo, algumas com painel OLED — e elas custarão menos.

A Acer e a Asus também planejam lançar BFGDs ainda neste trimestre. Todas as telas virão com 4K HDR, taxa de pelo menos 120 Hz e tecnologia G-Sync. Só espero que elas sejam menos caras.

Com informações: Nvidia, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados