Huawei P30 Pro New Edition é lançado com apps do Google e Play Store
Huawei não pode lançar novos modelos de celular com Google Play Store; P30 Pro New Edition tem cor semelhante a P40 Pro
Huawei não pode lançar novos modelos de celular com Google Play Store; P30 Pro New Edition tem cor semelhante a P40 Pro
A Huawei está impossibilitada de lançar novos celulares com Google Play Store devido às restrições do governo dos EUA, que já duram quase um ano. Por isso, a empresa precisa recorrer a relançamentos de aparelhos antigos, mas com novas cores: é o caso do Huawei P30 Pro New Edition, agora com um acabamento prateado semelhante ao do P40 Pro.
Para relembrar: o governo dos EUA proíbe que empresas americanas façam negócios com a Huawei. Por isso, o Google não pode autorizar o uso da Play Store em aparelhos lançados pela empresa após 16 de maio de 2019, quando começaram as sanções. (O Android fica fora disso pois tem código aberto.)
Por isso, o Huawei P30 Pro — autorizado a usar a Play Store antes das sanções — está sendo “reciclado” na Alemanha. A New Edition tem as mesmas especificações de antes: ele roda EMUI 10.1 baseada no Android 10 com acesso à loja de aplicativos do Google e ao GMS (Google Mobile Services), essencial para diversos apps funcionarem.
Há apenas a opção de 8 GB e 256 GB de RAM e armazenamento; ela custa 749 euros (R$ 4.700) e está disponível nas cores Black, Aurora e Silver Frost. A pré-venda vai durar até 31 de maio, e quem comprar o smartphone nesse período receberá os fones de ouvido FreeBuds 3 e o alto-falante Huawei Mini Speaker.
O Huawei Nova 5T, lançado no Brasil, também possui os apps do Google: ele é baseado no Honor 20, que recebeu permissão para embutir o GMS antes das sanções do governo Trump.
Vale notar que o Huawei P40 Pro e P40 Lite foram homologados pela Anatel, mas não têm Play Store; eles ainda não começaram a ser vendidos oficialmente por aqui.
Com informações: Gizmochina.