Instagram vai impedir menores de idade de receberem directs de estranhos

Meta apresentou novo recurso para proteger adolescentes na rede social de fotos e também no Messenger. Medida impede ainda adição em chats em grupo

Felipe Freitas
Por
Instagram terá mapa com localização de amigos em tempo real
Instagram passa a proibir que contas enviem mensagens para jovens que não o seguem (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta anunciou nesta quinta-feira (25) um novo recurso para a proteção de adolescentes no Instagram e Facebook Messenger. A partir de hoje, menores de idade não receberão mensagens privadas de estranhos — ou desconhecidos. Somente usuários seguidos pelos jovens poderão enviar directs a esse público.

A Meta não explica no comunicado divulgado em seu blog como é esse impedimento. Afinal, ela pode esconder o botão de mensagens para quem não segue ou bloquear as mensagens que ficam na aba Solicitações. O que a big tech explica é que usuários com mais de 19 não podem mandar DMs para menores de 18 ou 16 anos (dependendo do país).

“Não fale com estranhos”, diz a Meta

Apesar de ser ativada por padrão, jovens podem desativar. Mas alguns casos precisam de aprovação (Imagem: Divulgação/Meta)
Apesar de ser ativada por padrão, jovens podem desativar. Mas alguns casos precisam de aprovação (Imagem: Divulgação/Meta)

Novamente agindo com uma “mãe” (força nas aspas), a Meta aplica uma medida que lembra muito aquela clássica frase dos pais: não fale com estranhos. Porém, o recurso pode ser desativado. Se o adolescente tem uma conta com supervisão parental, os pais ou responsável precisa autorizar a permissão para receber DMs de qualquer um.

Assim como a função de perfil fechado para menores de 16 ou 18 (vária conforme a legislação de cada país), o recurso de bloquear o envio de mensagens de estranho também é ativado por padrão, incluindo no momento de criação da conta. O recurso também é válido para o Facebook Messenger.

Contas seguidas por um jovem podem enviar DMs sem nenhuma restrição. Por exemplo, se um adolescente ganha uma promoção de um restaurante que ele segue ou de um influencer, estes podem contatá-lo.

Meta está mandando os jovens para a cama

Na semana passada, a Meta lançou outro recurso voltado para a saúde e bem-estar dos adolescentes: um aviso para fechar o Instagram e ir dormir se eles estiverem mexendo no app por mais de 10 minutos. A mensagem só aparece durante a noite.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados