A Intel está correndo para lançar atualizações que mitigam as falhas Meltdown e Spectre em seus processadores. Quando exploradas, as brechas permitem acesso a informações protegidas da memória. Segundo a empresa, mais de 90% dos chips recentes, ou seja, lançados nos últimos cinco anos, deverão receber correções até o final da próxima semana.

O comunicado da Intel chamou a atenção da mídia, porque a fabricante afirma que as atualizações tornariam os chips “imunes” a ambos os exploits. Como lembra o The Verge, o Spectre, embora mais difícil de ser explorado, tem correção mais complexa: para que a falha seja completamente solucionada, acredita-se que os processadores teriam de receber mudanças no projeto.

A fabricante continua reforçando que não deverá haver impacto significativo no desempenho para um usuário comum. “Embora em algumas cargas de trabalho o impacto na performance com as atualizações de software possa ser inicialmente maior, as melhorias e testes após a implantação das atualizações devem atenuar esse impacto”, diz a Intel.

A “maioria dos processadores lançados nos últimos cinco anos” já tem atualização disponível, de acordo com a Intel, e a marca dos 90% de chips corrigidos deve ser ultrapassada até a semana que vem. Os patches estão sendo distribuídos por parceiros de hardware e fornecedores de sistemas operacionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados