iPadOS 17 terá suporte a webcams e placas de captura de vídeo

Próxima atualização do iPad inclui API para que câmeras e outros acessórios sejam usados por apps no tablet, mas por enquanto, só o FaceTime consegue aproveitar recurso

Giovanni Santa Rosa
Por
iPadOS 17 - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
iPadOS 17 - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)

Todo ano, a Apple apresenta os principais recursos de seus sistemas operacionais na WWDC, mas algumas novidades só aparecem alguns dias depois, quando os usuários começam a explorar as versões beta. No caso do iPadOS 17, uma boa notícia só foi notada agora: o iPad terá compatibilidade com webcams.

Como nota o Verge, alguns relatos mostram que várias câmeras podem ser usadas com os iPads, de webcams a modelos mirrorless.

Um usuário conseguiu conectar uma câmera usando o adaptador de vídeo Elgato Cam Link 4K. Outro fez sua mirrorless da Sony funcionar — o modelo tem suporte a modo webcam.

Um terceiro descobriu algo ainda mais interessante. Usando uma placa de captura USB Elgato HD60S+, é possível fazer streaming de consoles ou aparelhos pelo FaceTime usando HDMI, uma boa opção para quem usa a Twitch, por exemplo.

O recurso, porém, ainda é bastante limitado. As câmeras externas só funcionam no FaceTime, para chamadas de vídeo. Em outros apps, ou mesmo em lives do YouTube, a única opção que aparece é da câmera do próprio iPad.

Isso deve mudar no futuro, à medida que os desenvolvedores passarem a integrar a nova API a seus produtos. Apps como Zoom e Teams poderão funcionar melhor no iPad graças a isso.

Apple vem tentando posicionar iPad como computador

Obviamente, você sempre pode usar a câmera frontal do iPad para isso, mas o suporte a equipamentos com qualidade de imagem superior é sempre bem-vindo.

Isso também ajuda a consolidar o tablet da Apple como uma ferramenta de trabalho e de produção de conteúdo.

Em 2019, a linha ganhou um sistema operacional com nome próprio, o iPadOS, com alguns recursos que o diferenciam do iOS, como o Stage Manager e a dock.

Além disso, alguns modelos de iPad agora vêm com os chips M1 e M2, também usados nos Macs. O suporte a câmeras vai nesse mesmo sentido, agregando mais recursos de computadores aos tablets.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre iPadOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados