iPhone 16 pode ter microfones atualizados para integrar recursos de IA

Analista acredita que Apple se prepara para estar na vanguarda da inovação ao criar um dispositivo alinhado às novas tecnologias

Lupa Charleaux
Por
iPhone 15 Pro Max
iPhone 16 pode ser um telefone com inúmeros recursos de IA (Imagem: Thássius Veloso / Tecnoblog)

A série iPhone 16 promete ter vários recursos de IA com base no sistema operacional iOS 18. Então, os microfones devem ser elementos fundamentais para a integração com as novas tecnologias. Tão essenciais que a Apple planeja atualizar os componentes da nova geração de telefones.

Conforme o analista Ming-Chi Kuo, da TF International, os novos celulares da maçã podem ter componentes de captação de áudio com melhor relação sinal-ruído. Um detalhe que irá melhorar a experiência ao usar a assistente Siri e futuras funções de IA.

Siri diz que Apple vai realizar evento no próximo dia 20 (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Assistente Siri pode passar por reformulação por conta da integração com IA (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Kuo diz que a Apple reorganizou a equipe Siri no 3º trimestre de 2023 visando ampliar a integração de conteúdos gerados por IA (AIGC) e de grandes modelos de linguagem (LLM). Com isso, as entradas de voz passam a ser o ponto central da interação com a Siri em celulares.

O movimento exigiu que a marca investisse em melhorias de recursos de hardware e software relacionados à assistente. Por esse motivo, a série iPhone 16 deve receber uma atualização significativa no conjunto de microfones.

O analista sugere que a Apple escolheu as marcas AAC e Goertek como as principais fornecedoras. Além de melhor captação do áudio com isolamento de ruído, os componentes devem ter maior resistência à água. 

No entanto, a atualização poderá ter um custo alto para a Gigante de Cupertino. O preço médio das peças deve ser entre 100% e 150% mais caro do que as opções usadas na linha iPhone 15.

Mão segurando celular
Apple prevê estar na “vanguarda tecnológica” com as mudanças no iPhone 16 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Fornecedores devem se beneficiar da atualização do iPhone 16

Kuo comenta que dispositivos com tecnologia AIGC ganharam ampla popularidade em 2023. Então, ele acredita que haverá uma “tendência crítica” de produtos de IA com foco em entradas de voz em 2024.

Tanto os produtos da Apple quanto os aparelhos premium Android deverão atualizar os conjuntos de microfones nos próximos anos. Algo que deve impulsionar o crescimento de diversas fabricantes, incluindo as já citadas AAC e Goertek.

Por fim, Kuo acredita que a IA será totalmente integrada às interações diárias das pessoas por meio de dispositivos. Então, a Apple já estaria preparando o terreno para, mais uma vez, estar na vanguarda das inovações eletrônicas.

Com informações: Medium e Sparrow News

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados