iPhone Fold pode deixar tela para fora ao fechar, mostra patente da Apple

Patente da Apple indica que big tech pode desenvolver um iPhone dobrável com formato pouco comum, com uma única tela dobrando na parte externa

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Galaxy Z Fold 4 tem chip Snapdragon 8 Plus Gen 1; o iPhone 14 Pro tem um Apple A16 Bionic (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Apple registrou patente de dobradiça para dispositivos dobráveis que permite abrir o aparelho para os dois lados (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple registrou em 2023 uma nova patente de dobradiça para celulares e tablets dobráveis. Dessa vez, a tecnologia patenteada pela big tech permite que os dispositivos sejam abertos em ambas as direções — deixando uma tela maior para fora. A Apple conta com registros para dispositivos dobráveis desde 2016, mas essa tecnologia difere das patentes anteriores.

Na descrição do documento, a Apple explica que a dobradiça pode ser dobrada para dentro (fechando uma tela) ou para fora, o que manteria o display maior todo para fora. Essa tecnologia já foi apresentada por outras fabricantes em dobráveis do tipo caderno/fold, mas só estreou com o Honor V Purse (que é praticamente um celular conceito) e o Huawei Mate X. Nesse formato de tela dobrando para fora não é necessário um display externo de proporção 9:16.

Patente indica uso em iPhones, Macs e iPads

A Apple explica na patente (número 20240147644) que essa tecnologia registrada poderá ser usada para celulares, notebooks e tablets. Em outras palavras, a big tech está indicando que essas dobradiças são compatíveis com seus eletrônicos: iPhone, Macs e iPads.

Na imagem do documento, a Apple mostra um dispositivo que parece um celular. Pela proporção do dispositivo, a empresa parece exemplificar o seu uso em smartphone de flip. Contudo, isso não significa que ela está trabalhando em um iPhone Flip para rivalizar com a Samsung.

Imagem usada pela Apple para exemplificar dobradiças mostram um celular de flip (Imagem: Reprodução/Patently Apple)
Imagem usada pela Apple para exemplificar dobradiças mostram um celular de flip (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

É comum que empresas registrem patentes por garantia — ou para segurar o avanço tecnológico dos rivais. Apple, Samsung, Microsoft e outras big techs costumam aplicar vários documentos do tipo por ano, mas poucas patentes realmente são lançadas. Em outros casos, apenas demoram muito para as tecnologias registradas serem implementadas.

Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo e diversos rumores, a big tech tem mais interesse em lançar um iPad dobrável para estrear nesse segmento. O plano da Apple seria atender o público que quer um produto que fique entre o formato de tablet e de notebook (oi, iPad Pro com chip M4), necessitando de telas maiores que a do Galaxy Z Fold 5, por exemplo.

Com informações: Phone Arena, Android Headlines e Patently Apple

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados