iPhone: iOS 18 pode permitir espaços vazios entre apps igual ao Android

Novos rumores indicam que iOS 18 trará opções de customização para ícones e tela interna do iPhone. iOS 18 pode permitir deixar espaços em branco na home

Felipe Freitas
Por
Ícone do iOS
iOS 18 pode trazer nova opção de customização para os iPhones (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O iOS 18 pode trazer uma mudança histórica para o sistema operacional da Apple. Segundo rumores, o SO do iPhone permitirá que os usuários deixem espaços vazios entre aplicativos — tal qual acontece no Android desde 2010. Desde o seu lançamento, ao mudar um app de lugar, o espaço deixado era ocupado pelo aplicativo imediatamente à direita.

A informação foi divulgada primeiramente pelo MacRumors, citando fontes ligada à big tech. O jornalista Mark Gurman, especialista em Apple na Bloomberg, divulgou recentemente que o iOS 18 trará mais opções de customizações de ícones. O sistema operacional deve ter seus detalhes apresentados no WWDC 2024, evento que pode ser realizado em junho.

Essas modificações, como mudar o ícone de um app ou deixar um espaço vazio entre aplicativos, é possível usando alguns programas de customização ou adaptando os atalhos. A diferença é que essas soluções que chegarão com o iOS 18 são criadas pela própria Apple — dando um ar de ferramenta oficial para customizar o iPhone.

iOS 18 com mais novidades de customização

Tela de bloqueio do iOS 16 com atalhos para Safari e WhatsApp
iOS 16 trouxe customizações para a tela de bloqueio, agora deve ser a vez da customização na parte interna (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Caso essas informações sejam confirmadas no iOS 18, veremos mais uma atualização do SO do iPhone que traz mais opções de customização para o usuário. Em 2022, com o iOS 16, a Apple trouxe a opção de editar os elementos da tela de bloqueio do smartphone.

Desde então, usuários podem adicionar widgets especiais, modificar a fonte do relógio e até aplicar efeitos tridimensionais na imagem — como se houvesse um espaço entre o relógio e algum elemento da foto.

Agora seria a vez da Apple levar as opções de customização para a parte interna do iPhone. A função de deixar espaços em branco de modo oficial pode agradar o público que gosta de valorizar o wallpaper do smartphone ou fazer brincadeiras com imagens engraçadas e ícones dos apps.

iOS 18 deve trazer revolução no iPhone com IA generativa

Apesar dessas especulações, a grande novidade o iOS 18 deve ser a estreia da inteligência artificial generativa. Mark Gurman e outras notícias reforçam a chegada desse recurso no SO do iPhone. A Apple está negociando com o Google para utilizar o Gemini como modelo de IA no smartphone.

Com informações: MacRumors, Bloomberg e SamMobile

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados