iPhone: polícia recomenda desabilitar NameDrop em celulares de crianças

NameDrop permite enviar nome, número de telefone e endereço de e-mail ao aproximar iPhones. Troca não acontece automaticamente.

Giovanni Santa Rosa
Por
iOS 17 - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)

Policiais dos EUA estão alertando pais para que eles desabilitem o recurso NameDrop dos iPhones de seus filhos. As autoridades consideram que há risco de estranhos terem acesso a dados pessoais das crianças, como nome, número de telefone e endereço de e-mail.

O NameDrop é uma das novidades do iOS 17, anunciado em junho de 2023. O recurso, que é uma extensão do AirDrop, foi liberado pela marca em outubro deste ano, na atualização para o iOS 17.1, e vem ligado por padrão.

Com a ferramenta, ao aproximar a parte de cima de dois iPhones, o usuário pode trocar nome, foto e dados de contato, como se fosse um “cartão de visitas” digital. A troca de informações leva alguns segundos e requer confirmação. É possível interrompê-la afastando os aparelhos e bloqueando a tela de um deles.

Até o momento, policiais de Middleton, no estado de Ohio, e Watertown, no estado de Connecticut, emitiram alertas públicos sobre a questão. Na página do Facebook do Departamento de Polícia de Watertown, pais disseram não saber que a atualização trazia este recurso.

Como usar ou desativar o NameDrop

Se você quiser desativar o NameDrop, é fácil: vá até “Ajustes”, “Geral”, “AirDrop” e desative a opção “Aproximar Dispositivos”.

Como alguns usuários apontaram no Facebook da Polícia de Watertown, a troca de informações não acontece automaticamente — ela depende de confirmação do usuário.

Como explica um vídeo oficial da Apple, o recurso aparece após aproximar as partes superiores de dois iPhones. Então, o usuário deve escolher se quer compartilhar seu número de telefone ou seu endereço de e-mail.

A informação só é transmitida ao tocar no botão “Compartilhar”. É possível escolher para apenas receber os dados da outra pessoa, sem enviar nada.

Mesmo assim, desativar o NameDrop pode dificultar a ação de pessoas mal-intencionadas.

Com informações: Phone Arena

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados