iPhone SE 4 corre sério risco de ser cancelado pela Apple

Desempenho fraco das vendas do iPhone SE de 2022 e de outros modelos intermediários faz Apple avaliar necessidade da linha

Felipe Freitas
Por
Apple iPhone SE (2022) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Apple iPhone SE (2022) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Depois de encerrar os modelos iPhone mini, a Apple pode descontinuar a série iPhone SE, modelo mais “de entrada” de seus smartphones. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a Apple também estuda adiar a linha iPhone SE. O motivo é que seus modelos mais em conta estão “flopando”, como diz a geração Z.

O iPhone SE 3 (2022), lançado em janeiro, foi desenvolvido para ser o smartphone 5G mais barato da Apple — influenciado também pela pressão das companhias telefônicas dos Estados Unidos pelo produto. Porém, assim como o iPhone 13 mini e iPhone 14 Plus, o público não se agradou com um SE cujo principal recurso é ter 5G no design do iPhone 8 (e uma câmera).

iPhone SE 4 com design de tela cheia sairá mais caro

Segundo Kuo, outro problema para o próximo iPhone SE é a mudança de formato. Antes mesmo do iPhone SE 2022 ser apresentado, era especulado que a Apple adotaria o design do iPhone XR, o primeiro com tela cheia e o entalhe retangular.

Só que isso aumenta o custo de produção de um iPhone planejado para ser a linha “de entrada” da marca. Por consequência, o SE 4 — previsto para 2024 se não for adiado — acabaria repetindo o problema do iPhone SE 3: um smartphone com cortes de hardware e um preço que não vale a pena.

O analista afirma ainda que a baixa demanda pelo SE 2022, está levando a Apple a rever o posicionamento do produto. E convenhamos: R$ 4.299 por um celular com 5G, 64 GB de armazenamento e tela de 4,7 polegadas é ridículo.

Se a pessoa quer um iPhone, o modelo iPhone 12 tem 64 GB de armazenamento, 5G e tela de 6,1 polegadas por R$ 5.699. Ainda assim, usando o Brasil como exemplo, é mais provável que o consumidor compre um iPhone 13 em parcelas “a perder de vista”.

Apple iPhone SE (2022) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Apple iPhone SE (2022) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Assim como o iPhone “baratinho”, iPhone 13 mini e iPhone 14 Plus também estão vendendo pouco — o 14 Plus até tem a “vantagem” da tela de 6,7 polegadas, mas é um iPhone 14 “básico” mais caro. A linha mini já foi descontinuada, enquanto a versão Plus parece ter chegado na hora errada.  

Se a Apple vai “tirar um tempo” para rever o posicionamento dos seus produtos, é bom que ela avalie que ele nem fará tanta falta assim. Ter 5G será o padrão de qualquer smartphone da marca daqui em diante. Se o consumidor quiser um iPhone bom e barato, basta comprar um modelo das gerações anteriores. Até porque a Apple não trouxe nada muito “UAU!” nos últimos dois anos. Mas claro, o iPhone SE ainda atende o público que gosta de telas pequenas.

Com informações: 9to5Mac e MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados