Jon Stewart diz que Apple vetou conteúdo sobre IA em seu programa

Apresentador que teve programa exclusivo na Apple TV+ aponta que IA era um tema sensível para a empresa. Apple também vetou entrevista com presidente da FTC

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Jon Stewart (Imagem: Jim Greenhill/Wikimedia)
Jon Stewart, famoso apresentador americano, revelou bastidores do período em que teve contrato com Apple TV+ (Imagem: Jim Greenhill/Wikimedia)

O apresentador e comediante americano Jon Stewart, conhecido pelo programa The Daily Show, revelou que foi impedido de falar sobre IA na Apple TV+. Stewart foi contratado pela Apple em 2021, quando estreou o programa The Problem with Jon Stewart, que tinha uma proposta mais séria e próxima de documentários. Em 2023, alegando divergências criativas, o The Problem e o contrato entre as partes foram cancelados.

Essa revelação de Jon Stewart foi dada durante o episódio do The Daily Show desta semana — programa que ele voltou a apresentar. No episódio, o comediante entrevistou Lina Khan, presidente da Federal Trade Comission (FTC), órgão americano responsável por investigar possíveis monopólios e práticas antitruste. O trabalho do órgão impacta diretamente os planos da Apple, Google, Facebook e outras big techs.

Nas palavras do apresentador, a Apple disse que inteligência artificial era um tema sensível para ser abordado. “Por que eles estão tão temerosos em ter essa conversa na esfera pública?”. Segundo Stewart, nem mesmo o segmento de 15 minutos que ele fez na abertura do episódio com Khan foi autorizado pela Apple — o roteiro do quadro foi reciclado do The Problem with John Stewart.

Programa com Khan também foi vetado pela Apple

Além de revelar sobre o veto ao assunto inteligência artificial, Stewart aproveitou a participação de Lina Khan para contar que a Apple também proibiu um episódio do podcast do The Problem em que ele queria entrevistá-la — o programa tinha episódios em formato para televisão e um podcast complementando o tema, similar ao que o Fantástico, por exemplo, faz com algumas matérias.

“Eles literalmente falaram ‘por favor, não a entreviste”, disse Stewart no The Daily Show. Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o caso — se é que irá. No entanto, as declarações de Stewart, se verdadeiras, mostram que as “diferenças criativas” que levaram ao cancelamento do The Problem estão ligadas mais a “vetos criativos”.

Com informações: Variety e Engadget

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados