LinkedIn lista os 25 cargos que mais crescem no Brasil

Ranking destaca o aumento de vagas voltadas para operações estratégicas, saúde mental e sustentabilidade; confira a lista completa

Lupa Charleaux

O LinkedIn divulgou, nesta quarta-feira (15), a lista Empregos em Alta 2025. O material, criado a partir de dados exclusivos da plataforma, aponta as 25 posições que devem ter maior crescimento no mercado de trabalho brasileiro em 2025.

Para isso, a equipe do LinkedIn Economic Graph analisou as milhões de vagas iniciadas por usuário entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024. Os números ajudaram a calcular a taxa de crescimento para cada cargo e prever as tendências do mercado.

Foco em operações estratégicas, saúde mental e sustentabilidade

O cargo de Diretor(a) de Receita aparece em primeiro lugar no Empregos em Alta do LinkedIn. O profissional atua na liderança de equipes de marketing e vendas, visando ampliar as oportunidades de crescimento de uma empresa.

As posições de Engenheiro(a) de Segurança e Processo e de Neuropsicólogo(a) ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. Um resultado que mostra a busca por profissionais que possam colaborar com as dinâmicas estruturais e estratégicas das empresas e lidar com as questões comportamentais e humanas.

A lista do LinkedIn também mostra a recuperação nos setores de Turismo e Eventos. Por exemplo, os cargos de Assistente de Eventos (4º) e Agente de Viagens (18º) confirmam o aquecimento do mercado de entretenimento.

Outras posições em ascensão são: Psicólogo(a) Pediátrico(a) (6º), Especialista em Geração de Leads (7º), Assistente Social (8º), Analista de Saúde (12°), Líder de Gerenciamento de Projetos (15º) e Analista de Sustentabilidade (25º). 

Lista Empregos em Alta 2025

Confira o ranking completo de posições em alta no Brasil, conforme o LinkedIn Economic Graph:

  1. Diretor(a) de Receita
  2. Engenheiro(a) de Segurança de Processo
  3. Neuropsicólogo(a)
  4. Assistente de Eventos
  5. Assistente de Patologia
  6. Psicólogo(a) Pediátrico(a)
  7. Especialista em Geração de Leads
  8. Assistente Social
  9. Analista de Centro de Operações de Segurança
  10. Bibliotecário(a)
  11. Especialista em Folha de Pagamento
  12. Analista de Saúde
  13. Executivo(a) de Desenvolvimento de Negócios
  14. Técnico(a) em Audiovisual
  15. Líder de Gerenciamento de Projetos
  16. Executivo(a) de Vendas
  17. Engenheiro(a) de Produção
  18. Agente de Viagens
  19. Engenheiro(a) de Custos
  20. Especialista em Operações Logísticas
  21. Coordenador(a) de Segurança do Trabalho
  22. Mecânico(a) de Aeronaves
  23. Especialista em Precificação
  24. Representante de Marketing de Campo
  25. Analista de Sustentabilidade

Cursos gratuitos do LinkedIn Learning

“Nosso objetivo com a lista é ajudar os profissionais a entenderem as tendências e a se prepararem para as oportunidades, seja para consolidar suas posições nas áreas em que já atuam ou para planejar uma transição de carreira. Neste sentido, é importante que os profissionais foquem no aprendizado contínuo, adaptação e competências em temas como inteligência artificial, sustentabilidade e gestão”, cita Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.

Junto a lista, o LinkedIn Learning disponibilizou cursos gratuitos para os profissionais que desejam ampliar suas habilidades. Entre as opções disponíveis estão: Como incorporar a IA generativa na sua estratégia de negócios, Fundamentos da gestão de operações e Fundamentos da sustentabilidade.

Com informações de LinkedIn.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).