Mas já? Snapdragon 8 Gen 3 tem primeiras especificações vazadas

Próximo chip da Qualcomm, previsto para ser lançado no fim do ano, deve chegar com nova configuração de núcleos e sem mudança na litografia

Felipe Freitas
Por
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Snapdragon 8 Gen 3 será próximo chip premium da Qualcomm. Imagem ilustrativa (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

Apesar de faltar um bom tempo para a Qualcomm revelar o seu próximo chip topo de linha, o Snapdragon 8 Gen 3, os primeiros relatos do seu desenvolvimento começam a aparecer. Nesta quinta-feira (9), as possíveis especificações do chip foram vazadas. Entre as novidades está uma nova configuração de núcleos.

O leaker responsável pelo vazamento foi Revegnus (@tech_reve). Apesar de pouco conhecido, seu histórico recente de acertos é positivo. Ele foi o primeiro a revelar que a Samsung contratou o Rahul Tuli, ex-funcionário da AMD, para liderar a divisão de CPUs para notebooks — adiantado o que foi publicado pelo jornal Business Korea. Ainda sobre a sul-coreana, ele acertou as cores da linha Galaxy S23, divulgando a arte promocional dos aparelhos na China.

Snapdragon 8 Gen 3 pode adotar configuração 1 + 5 + 2 nos núcleos

De acordo com a tabela vazada, o Snapdragon 8 Gen 3 terá oito núcleos com a divisão 1 + 5 + 2. O núcleo de alto desempenho será um Cortex-X4 com clock de 3,2 GHz. Outros rumores sugerem que a versão usada na linha Galaxy S24 pode chegar até 3,7 GHz de clock.

Os cinco núcleos intermediários são o Cortex-A720 de 3,0 GHz. Fechando (ou melhor, encapsulando) a soma, dois núcleos Cortex-A520 com 2,0 GHz para tarefas mais “fracas”. A litografia continuará em 4 nm, o que diverge de outros vazamentos. A GPU será a Adreno 750, nome esperado para o sucessor do chip gráfico do atual Snapdragon 8 Gen 2.

https://twitter.com/Tech_Reve/status/1633688922600673280

A tabela indica que o Snapdragon 8 Gen 3 terá suporte para a tecnologia UFS 4.1, usada na para armazenamento, e memória LPDDR5. Há uma referência ao modem 5G Snapdragon X75. Esse vazamento é “fácil de prever”, já que a Qualcomm lançou o produto recentemente e não deixará seu chip topo de linha com uma “antena” 5G defasada.

Apesar dos acertos recentes do leaker Revegnus, essas especificações devem ser levadas com um pé atrás. Ainda estamos em março e a Qualcomm costuma lançar os seus chips premium, a linha Snapdragon 8, no fim do ano. Até novembro ou dezembro, a fabricante tem muito trabalho para fazer no SD 8 Gen 3.

Com informações: WCCFTech

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados