Microsoft trabalha em app que facilita o “copiar” e “colar” entre dispositivos diferentes
Um dos problemas da diversidade de dispositivos que temos à disposição atualmente é a falta de praticidade para transferir informações de um aparelho para outro – o trecho de um texto, por exemplo. A boa notícia é que a Microsoft está trabalhando em uma solução: um app multiplataforma chamado OneClip.
Ferramentas que facilitam o intercâmbio de informações entre dispositivos não são novidade. Pushbullet e Kopy são exemplos de apps que oferecem essa possibilidade. Mas o OneClip parece ter uma proposta mais abrangente.
O funcionamento é simples: uma vez instalado no PC ou dispositivo móvel, o OneClip passa a guardar todos os dados que você copia para o clipboard (área de transferência). Pode ser texto puro, links, fotos, capturas de telas, entre outros.
Essas informações são organizadas em categorias como tipo de conteúdo e data de registro, assim como são sincronizadas automaticamente entre todos os dispositivos em que o OneClip está instalado.
Desse modo, você pode copiar qualquer informação registrada no OneClip e colá-la no dispositivo que quiser. É uma mão na roda para quem quer passar um link do PC para o smartphone, por exemplo, ou trabalha com dois computadores ao mesmo tempo – certa vez, eu dei Ctrl+C em um laptop e Ctrl+V no outro; só percebi a esperteza na terceira tentativa 🙁
O OneClip também se mostra útil para mantermos um histórico de informações temporárias que podem ser úteis em outra ocasião.
Para quem está preocupado com a segurança, é possível configurar o aplicativo para não copiar informações de determinadas fontes. Você também pode apagar registros a qualquer momento, é claro.
Se você curtiu a ideia e quer testar o OneClip, vai precisar de paciência. A ferramenta vem sendo desenvolvida para Windows, Windows Phone, Android e iOS desde 2014, mas, por enquanto, é um projeto interno da Microsoft. Somente a versão beta para Windows Phone está disponível (para outras plataformas, há links de download não oficiais circulando por aí, então é bom ter cuidado).
A Microsoft não forneceu previsão de lançamento. Na verdade, a companhia sequer deu declarações a respeito. O assunto só veio à tona porque um desenvolvedor “descobriu” o OneClip e divulgou no Twitter.
Com informações: Neowin, The Next Web